Pesquisar

“Pátria é a Terra que lhe dá o pão”! Começa a 38 ª Semana do Migrante

A 38ª Semana Nacional do Migrante acontece de 18 a 25 de junho e este ano traz como tema: “Migração e Soberania Alimentar” e lema: “Pátria é a Terra que lhe dá o pão” frase de São João Batista Scalabrini.

A abertura da Semana foi marcada pela Celebração no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP) com a presença das Missionárias Scalabrinianas, entre elas Irmã Alda Monica Malvessi, Superiora Provincial e outros membros da família Scalabriniana.

A missa aconteceu no domingo, 18, às 12h, e foi presidida por Dom José Luiz Ferreira Sales, bispo da Diocese de Pesqueira-PE e presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e concelebrada por outros sacerdotes da família Scalabriniana.

A compaixão abre portas


Durante a homilia, Dom José Luiz recordou a atitude de Jesus que, segundo o Evangelho da liturgia dominical, viu as pessoas e sentiu compaixão: “Jesus reza, cura e se aproxima das pessoas a partir da compaixão. As suas entranhas se comoveram. Jesus viu seu povo despojado da terra, dos direitos mais elementares. Ele indignou-se e comprometeu-se na transformação daquela realidade de dor”.
O Bispo lembrou de uma frase escrita pelo Padre Alfredo Gonçalves, missionário scalabriniano: “compaixão não é dar coisas, é colocar o próprio tempo ao serviço de estar com na hora da paixão, estar com na hora do momento limite da vida”. Ele salientou que o tema da Semana do Migrante, bem como a atitude de Jesus, que deve provocar o olhar compassivo para as multidões abandonadas de hoje, para perceber suas necessidades de intervir para transformar.
“O fluxo migratório foi alto e é constante nos últimos anos, somente a compaixão foi capaz de abrir portas, descobrir caminhos de acolhimento, proteção, promoção e integração dos migrantes”, afirmou.

Dom José Luiz citou, ainda, a frase do Papa Francisco, que, ao receber alta do hospital Gemelli, na sexta-feira, dia 16, após nove dias de internação por causa de uma cirurgia no intestino, disse: “Eu ainda estou vivo” e “sofro pelos migrantes”. O Papa se referiu aos migrantes mortos no Mar Egeu. A tragédia que aconteceu no dia 14 de junho causou 79 mortes e centenas de desaparecimentos, em frente à costa grega, no naufrágio de um barco pesqueiro de Tobruk, Cirenaica.

Sobre a Semana do Migrante
A Semana do Migrante é organizada pelo SPM e acontece anualmente em todo o Brasil. O Dia do Migrante da Igreja Católica foi determinado em 1969 pelo Papa Paulo VI, com orientação para que cada conferência episcopal escolhesse sua data a ser celebrada. No Brasil, em abril de 1979, por determinação da 17ª Assembleia Geral da CNBB, decidiu-se celebrar o Dia do Migrante em 25 de junho se cair no domingo ou, caso contrário, no domingo anterior. No ano seguinte, em 1980, os bispos escolhem para lema da Campanha da Fraternidade, a frase “Para onde Vais?” para dinamizar a ação pastoral da Igreja Católica do Brasil junto aos migrantes.
A primeira “Semana do Migrante” foi promovida em 1986, de 23 a 29 de junho com o lema: “Tomareis posse da terra e nela habitareis” (Num.33,53a).
Este ano, além da celebração em Aparecida, acontecerá diversas atividades em diferentes estados do país. A Semana contará com rodas de conversa, lives, encontros, ações e celebrações.

Por Naya Fernandes, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]