Em clima de festa e gratidão, no dia 20 de setembro de 2025, em Caxias do Sul/RS, aconteceu a celebração jubilar das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, no ano em que a Congregação também celebra seus 130 anos de fundação. O encontro reuniu Irmãs jubilandas, comunidades e familiares para um dia marcado pela fé, alegria e ação de graças.
Inspiradas na passagem bíblica “O Jubileu será para vós tempo Santo!” (Lv 25,12), as jubilandas renovaram o seu “sim” generoso a Deus, celebrando os 75, 60, 50 e 25 anos de Vida Consagrada. A celebração destacou a missão fecunda realizada ao longo das décadas junto à Igreja, à Congregação e, de modo especial, ao serviço dos migrantes e refugiados mais pobres e necessitados.
As jubilandas homenageadas foram:
- 75 anos: Ir. Felicita Maria Rosset (Relíquia de Scalabrini)
- 60 anos: Ir. Celide T. Bom, Ir. Lidia Pasqualotto (Relíquia da Madre Assunta), Ir. Maria Terezinha Lusa e Ir. Teresinha Zambiasi (Globo)
- 50 anos: Ir. Maria de Lourdes Zambiasi e Ir. Nair Dametto (Sandálias), Ir. Santina Lorenzon e Ir. Zita Morandi (Terço)
- 25 anos: Ir. Ana Beatriz Minuscoli e Ir. Cirlene Sasso (Flores à Maria), Ir. Maria do Carmo dos Santos Gonçalves e Ir. Lucilene Carolina de França (Vela Acesa e Palavra de Deus)
A missa foi presidida pelo Pe. Tadeu Antônio Libardi, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Caxias do Sul, contando também com a presença do Pe. Mário Zambiasi, missionário scalabriniano e irmão de Ir. Maria de Lourdes Zambiasi e sobrinho de Ir. Teresinha Zambiasi, além do Pe. Camilo Pauletti, pároco da Paróquia Menino Deus, da mesma diocese.
O momento foi vivido como expressão de esperança e fidelidade, celebrando não apenas o passado, mas também a continuidade da vocação missionária Scalabriniana no serviço ao Reino de Deus.



























































Por Ir. Luciana Pitol, do Serviço de Comunicação