Maioria dos resgatados era da Guatemala
O Instituto Nacional de Migração do México (INM) resgatou na terça-feira, 12, um grupo de 221 migrantes que estavam em uma casa em Ciudad Serdán, no estado de Puebla. Entre os resgatados estão menores de idade e adultos de 6 países.
Segundo o órgão, o resgate aconteceu em coordenação com a polícia municipal de San Andrés Chalchicomula de Sesma e, após verificação, foram identificados 221 migrantes da Guatemala, Equador, Nicarágua, Honduras, Cuba e El Salvador, que não puderam comprovar estadia regular no país.
De acordo com comunicado do INM, os Agentes Federais de Migração (AFM) identificaram 179 cidadãos guatemaltecos, dos quais 141 são adultos, sendo 33 mulheres e 108 homens, além de 38 menores de 18 anos, dos quais 16 viajavam acompanhados e 22 sozinhos.
Ainda, foram resgatados 17 migrantes do Equador, sendo sete mulheres e sete homens adultos e uma menina e dois meninos que viajavam acompanhados. Além desses, foram identificados nove homens adultos de Honduras, nove pessoas de El Salvador, dos quais cinco são adultos e quatro menores de 18 anos, sendo que dois deles viajavam acompanhados, três homens e uma mulher da Nicarágua e três pessoas de Cuba, incluindo uma menina que viajava acompanhada.
Apenas no mês de janeiro, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês) registrou 176.205 migrantes que tentaram entrar através da fronteira do México. Desse total, 124.220 encontros com oficiais dos EUA aconteceram entre portos de entrada ao longo da fronteira.
Desde o início do ano fiscal de 2024, em outubro de 2023, pelo menos 961.537 pessoas tentaram entrar nos EUA através da fronteira com o México. No ano fiscal de 2023, que terminou em setembro passado, esse total foi de 2.475.669.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação