As Irmãs Scalabrinianas, por meio do Centro de Estudos Migratórios (CSEM), estão organizando a terceira edição da Conferência Internacional de Migração e Refúgio – ICoMiR. Neste ano, o evento traz como tema central os Diálogos para compreender, humanizar e valorizar as pessoas em mobilidade.
A proposta é reunir acadêmicos, agentes sociais e pastorais, representantes da sociedade civil e, principalmente, as próprias pessoas migrantes e refugiadas. A conferência se configura como um espaço de encontro e de troca, com o objetivo de construir um conhecimento transversal e inclusivo sobre as dinâmicas migratórias. Busca-se, ainda, incentivar a formulação de políticas públicas centradas nos direitos dos migrantes e fortalecer práticas solidárias que promovam o protagonismo de pessoas em situação de mobilidade.
O evento acontecerá de 19 a 22 de maio de 2025, em Brasília (DF), com uma programação bilíngue em português e inglês. A conferência contará com:
• Debates aprofundados sobre as tendências migratórias contemporâneas;
• Espaços colaborativos para o intercâmbio de experiências e saberes diversos;
• Incentivo à construção de políticas públicas comprometidas com os direitos humanos.
A III ICoMiR tem como propósito fomentar uma análise crítica, participativa e multidisciplinar sobre os fenômenos migratórios e o refúgio no contexto atual. Pretende, assim, estimular o diálogo entre pesquisadores, lideranças sociais e religiosas, representantes de coletivos migrantes, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e gestores públicos.
Com este evento, a Conferência espera:
• Reforçar e ampliar as redes construídas nas edições anteriores;
• Estimular parcerias duradouras entre os diversos atores sociais e institucionais envolvidos;
• Promover pesquisas inovadoras com foco em direitos humanos;
• Criar um legado de articulação e cooperação em torno das questões migratórias;
• Sistematizar os debates em um Documento Final que tenha impacto social e político.
A III ICoMiR contará com grupos temáticos, que funcionarão como espaços de escuta e diálogo entre participantes com trajetórias e experiências distintas e, com os colóquios, momentos de construção coletiva voltados a refletir e imaginar, de forma colaborativa, modelos de sociedade mais justos, inclusivos e acolhedores.
Acompanhe tudo o que vai acontecer na III ICoMiR, através das plataformas digitais das Scalabrinianas e do CSEM.
Fonte: https://www.csem.org.br/pt_br/csem-eventos/icomir/
Ir. Luciana Pitol, Serviço de Comunicação