Pesquisar

Irmã Rosita Milesi foi entrevistada pela TV 247 sobre o Prêmio Nansen

Na quinta-feira, 31, a Irmã Rosita Milesi, ganhadora do Prêmio Nansen 2024, foi entrevistada por Mario Vitor e Regina Zappa, da TV 247, sobre sua história e trabalho em defesa dos direitos dos refugiados, que foram reconhecidos com a premiação do ACNUR.

Irmã Rosita contou sobre sua trajetória, desde a infância até seu ingresso na Congregação das Irmãs Scalabrinianas. Recordou seu trabalho nas áreas da educação e da saúde, nas quais esteve até o início de seus trabalhos no Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM).

“Desde esse momento coloquei no Centro de Estudos um departamento específico de atendimento aos migrantes, porque eu já vivia a demanda de muitos migrantes que estavam no Brasil e não tinham conseguido documentos”, recordou ela, pontuando que, àquela época, os imigrantes não eram bem aceitos no Brasil e muitos precisavam de ajuda para regularização.

Ela lembrou, também, sobre o trabalho junto ao ACNUR, em 1995, na elaboração da proposta de uma Lei de Refugiados no Brasil. “Havia um ponto muito delicado, que era a ampliação do conceito de refugiados. Nós desejávamos que o Brasil avançasse em relação à Convenção de Genebra de 1951”, afirmou, recordando que a intenção era contemplar, também, a Declaração de Cartagena.

Irmã Rosita recordou, também, outros pontos importantes de sua trajetória, como a implantação do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), em 1998, e a fundação do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), criado para prestar assistência aos refugiados e solicitantes de refúgio.

Ela falou, também, sobre regularização migratória e a legislação brasileira sobre essa temática, bem como o acesso dos migrantes às políticas públicas e outros assuntos relacionados à migração e refúgio.

Irmã Rosita Milesi recebeu o Prêmio Nansen global durante cerimônia realizada em 14 de outubro em Genebra, Suíça. Além dela, outras quatro mulheres receberam a premiação a nível regional, são elas: Maimouna Ba (África), Jin Davod (Europa), Nada Fadol (Oriente Médio e Norte da África) e Deepti Gurung (Ásia-Pacífico).

Assista a entrevista

Da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?