A Irmã Rosita Milesi, uma das maiores referências do Brasil e internacionalmente na defesa dos direitos de migrantes e refugiados, foi finalista do Prêmio CLAUDIA 2025.
Categoria e Trabalho Destacado
- Categoria: Trabalho Social
- Destaque: Irmã Rosita Milesi é diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). Seu trabalho, que se estende por mais de 40 anos, tem sido fundamental na formulação de políticas públicas e leis, como a Lei de Refúgio (1997) e a Lei de Migração (2017), garantindo dignidade, direitos e a reconstrução de vidas para migrantes, refugiados e apátridas no Brasil.
Vencedora da Categoria Trabalho Social
Na cerimônia realizada em 9 de dezembro de 2025, a vencedora da categoria Trabalho Social foi Juliana Souza, advogada e fundadora do Instituto Desvelando Oris.
Embora não tenha sido a vencedora desta categoria no Prêmio CLAUDIA 2025, a Irmã Rosita Milesi possui um reconhecimento de alcance global:
Prêmio Nansen para Refugiados do ACNUR (2024): Ela foi a primeira brasileira a ser laureada com este prestigioso prêmio da ONU, considerado o mais importante na área de refugiados, pelo seu trabalho incansável e de impacto.

Do Serviço de Comunicação













