Com o lema “Peregrinos da esperança ao encontro da reconciliação e da paz”, o Jubileu Nacional da Vida Consagrada reuniu centenas de religiosos e religiosas de Angola em Luanda entre os dias 30 de janeiro a 2 de fevereiro, em momentos de profunda reflexão e partilha espiritual. Entre os participantes estavam, também, as Irmãs Scalabrinianas que realizam sua missão em Angola.
Entre os temas trabalhados durante o Jubileu estão:
- “O Consagrado, Peregrino da Esperança visto por um leigo”, apresentada pela Drª Susana Inglês, trouxe uma visão externa e valorizadora da missão dos consagrados.
- “O Consagrado, Peregrino da Esperança visto por um religioso”, conduzida pelo Pe. António Rodrigues, destacou o papel profético e pastoral dos religiosos.
- “Uma releitura da mensagem do Papa”, com a Ir. Domingas Luzia, ofereceu uma reflexão profunda sobre os apelos do Papa à reconciliação e à paz.
Após um almoço fraterno, a tarde reservou um momento significativo de partilha com uma Mesa Redonda intitulada “Os Caminhos da Reconciliação e da Esperança”. Participaram Pe. Celestino Epalanga, Frei Gabriel Bortolani, Ir. Luzia Barão e Ir. Gaudência, que refletiram sobre os desafios e as possibilidades de construir uma cultura de paz e reconciliação no contexto atual. O ato culminou com a Oração do Jubileu, reforçando o espírito de comunhão.
O Jubileu Nacional da Vida Consagrada de Angola teve início na Sé Catedral de Viana, reunindo religiosos, religiosas e fiéis vindos de diversas regiões de Angola. A missa de abertura começou com uma emocionante procissão de velas, simbolizando a luz da esperança e da fé que guia a missão dos consagrados.
Pelo Serviço de Comunicação