Pesquisar

Quatro são presos por envolvimento em incidente que matou 53 migrantes no Texas há um ano

Vítimas foram encontradas em baú de caminhão com ar condicionado quebrado

Autoridades do Texas prenderam na segunda-feira, 26, quatro homens mexicanos acusados de operar uma quadrilha de tráfico humano responsável pelas mortes de 53 migrantes na traseira de um caminhão em 27 de junho do ano passado.

De acordo com as autoridades americanas, os homens apreendidos operavam uma quadrilha que contrabandeava migrantes da Guatemala, Honduras e México para os Estados Unidos. Segundo a promotoria, os suspeitos compartilhavam rotas, guias, esconderijos e veículos.

A acusação alega que alguns dos réus sabiam que o ar condicionado do baú estava quebrado no dia do incidente.

Quando os suspeitos abriram a porta do baú do caminhão, após uma viagem de três horas, encontraram 48 dos migrantes mortos, incluindo uma mulher grávida, alegam os promotores. Outras dezesseis pessoas foram levadas para o hospital e, dessas, cinco morreram.

Um grande júri indiciou os quatro homens no dia 7 de junho por uma série de acusações de transporte ilegal, que podem resultar em prisão perpétua caso sejam condenados.

O incidente
No dia 27 de junho de 2022, 48 migrantes foram encontrados mortos no baú de um caminhão com ar condicionado defeituoso nos arredores de San Antonio, no Texas. Naquele dia, as temperaturas ultrapassaram os 39 graus Celsius.

A descoberta dos corpos aconteceu no início da noite, quando um funcionário da cidade de San Antonio ouviu um pedido de socorro próximo a uma rodovia onde estava trabalhando e abriu a porta traseira do caminhão. Os socorristas foram chamados e retiraram 48 corpos, resgatando outras 16 pessoas “conscientes”, entre eles quatro menores de idade, que foram transferidos para hospitais próximos.

No total, 53 pessoas morreram em decorrência do incidente, das quais pelo menos 27 eram do México, 14 de Honduras, sete da Guatemala e dois de El Salvador, segundo informações do Instituto Nacional de Migração (INM) do México.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]