Serão celebrados em Roma no próximo final de semana, dias 4 e 5 de outubro, o Jubileu dos Migrantes e o Jubileu do Mundo Missionário. Os eventos são organizados em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o Dicastério para a Evangelização, Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares.
Os dois Jubileus terão início no sábado, 4, com a Audiência Jubilar com o Papa Leão XIV na Praça de São Pedro. O programa prevê, ainda, a Peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, com a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação nas igrejas jubilares. A programação do primeiro dia do Jubileu do Mundo Missionário conta, ainda, com o Encontro Missionário Internacional na Pontifícia Universidade Urbaniana, com o tema “A Missio ad gentes hoje: rumo a novos horizontes”.
A programação do domingo, 5, se inicia com a Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV na Praça de São Pedro, seguida pela Festa dos Povos, no período da tarde, nos Jardins de Castel Sant’Angelo, evento artístico aberto a todos, intitulado “Migrantes e Missionários de esperança entre os povos”.
De acordo com o Vatican News, o Jubileu do Mundo Missionário envolverá peregrinos de 100 países, entre eles o Brasil, os Estados Unidos, Espanha, Polônia, Suíça, França, Argentina, México, Colômbia, Filipinas, Índia e Canadá. Também estarão presentes delegações da Zâmbia, Lesoto, China, Costa Rica, Madagascar e Ilhas Maurício. A celebração é dedicada, em especial, aos missionários leigos e religiosos, aos agentes pastorais em missão, aos fidei donum e às várias organizações ligadas ao mundo missionário.
Já o Jubileu dos Migrantes deve reunir cerca de 10 mil peregrinos de pelo menos 95 países, segundo o Vatican News. Entre os principais países representados estão Itália, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Bélgica, Espanha, Filipinas, Alemanha, Portugal, Índia, México, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Bangladesh, Nigéria, Albânia, Romênia, Madagascar, Eritreia, Togo, Cabo Verde e Ilhas Maurício.
111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado
Normalmente realizada no último domingo de setembro, em 2025 a celebração do 111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado acontecerá durante o Jubileu dos Migrantes. Com o tema “Migrantes, missionários de esperança”, a mensagem do Papa Leão XIV para a data destaca a “a oportunidade de refletir sobre a relação entre esperança, migração e missão.”
Recordando o atual contexto mundial, marcado por guerras, violência, injustiças e fenômenos meteorológicos extremos, o Papa reforça a importância de que “cresça no coração de cada vez mais pessoas o desejo de esperar um futuro de dignidade e paz para todos os seres humanos.”
“Muitos migrantes, refugiados e deslocados são testemunhas privilegiadas da esperança vivida no cotidiano, através da sua confiança em Deus e da sua capacidade de suportar as adversidades em vista de um futuro em que vislumbram a aproximação da felicidade e do desenvolvimento humano integral”, afirma o Papa, pontuando que os migrantes se erguem como mensageiros de esperança em um mundo marcado por guerras e injustiças.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação