As Irmãs Scalabrinianas Animadoras Vocacionais e formadoras dos Aspirantados, da região América do Sul e África, se reuniram no dia 09 de maio, para refletir sobre o tema “Realidades Juvenis na Sociedade e na Igreja”, com o assessor Ir. Joilson de Souza Toledo, da Congregação dos Irmãos Maristas.
“Todo ponto de vista é a vista de um ponto” (Leonardo Boff). Foi assim que a reflexão começou!!! Irmão Joilson ajudou as Animadoras e Formadoras a perceber-se na missão que lhes foi confiada. Na reflexão, vários foram os questionamentos: Quem somos nós como Animadoras Vocacionais e Formadoras? Trazer à memória e ao coração as pessoas jovens com quem convivemos é darmos conta que as nossas juventudes vêm também buscando algo diferente em nossas comunidades e congregação.
Algumas provocações do assessor ajudaram-nos a abrir o coração e perguntarmos. Quais jovens nos procuram? Quais jovens procuramos? O que isso diz das Jovens? O que isso diz de nós?
Aproximar-nos cada vez mais das juventudes é um caminho de todos os dias, em nossas ações pastorais. É preciso alcançar as juventudes, é preciso olhar para elas com leveza e aprender sua maneira de pensar. Os jovens continuam buscando o seu espaço na Igreja, hoje, sendo eles os protagonistas da sua realidade.
Somos convidadas a ajudar as juventudes também a purificar as suas motivações vocacionais, desde o projeto de vida, ajudá-los a perguntar-se: Quem sou? Precisamos olhar para as juventudes desde a escuta, caminhar juntos e amando-as na gratuidade.
Esse momento de formação e partilha para as Animadoras Vocacionais e Formadoras trouxe, também, várias partilhas de nossas realidades juvenis onde atuam as Irmãs Scalabrinianas.
Ir. Carmem Lucia Pereira, com a colaboração da Equipe de Comunicação