O Cardeal Robert Francis Prevost, que assume o nome de Leão XIV, foi eleito o novo Papa da Igreja Católica nesta quinta-feira, 08, no quarto Escrutínio. O Conclave foi iniciado na quarta-feira, 07, e contou com a presença de 133 Cardeais eleitores.
Em seu primeiro discurso, o Papa Leão XIV saudou os fiéis: “A paz esteja convosco”, destacando seu desejo de que essa saudação, a primeira de Cristo Ressuscitado, entre nos corações de cada um. “Esta é a paz de Cristo Ressuscitado. Uma paz desarmada, uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provêm de Deus, Deus que nos ama a todos incondicionalmente”, ressaltou.
Recordando a bênção do Papa Francisco no domingo de Páscoa, o Pontífice sublinhou uma mensagem recorrente de seu antecessor: “Deus nos quer bem, Deus nos ama a todos”. Leão exortou os fiéis a se unirem “para construir pontes com o diálogo, com o encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo, sempre em paz.”
Robert Francis Prevost
Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago/EUA, entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e emitiu os votos solenes em 29 de agosto de 1981. Ele estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.
Em 1988 foi enviado para a missão de Trujillo como diretor do projeto de formação conjunta para aspirantes agostinianos nos Vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Lá serviu como prior da comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor de professos (1992-1998). Na arquidiocese de Trujillo foi vigário judicial (1989-1998) e professor de direito canônico, patrístico e moral no Seminário Maior “San Carlos e San Marcelo”.
Em 1999 foi eleito prior provincial da província “Mãe do Bom Conselho”, Chicago. Depois de dois anos e meio, o Capítulo Geral Ordinário o elegeu prior geral, ministério novamente confiado a ele no Capítulo Geral Ordinário de 2007.
Em outubro de 2013 retornou a Chicago para servir como professor do vigário professo e provincial, funções que ocupou até 3 de novembro de 2014, quando o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo, Peru, elevando-o à dignidade de bispo e atribuindo-lhe a diocese titular de Sufar. Em 7 de novembro, ele tomou posse canônica da diocese na presença do núncio apostólico James Patrick Green; foi ordenado bispo em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na catedral de sua diocese.
O seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”. Ele serviu como bispo de Chiclayo a partir de 26 de novembro de 2015. Em março de 2018, tornou-se segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. O Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020.
Em 15 de abril de 2020, o Papa o nomeou administrador apostólico da diocese de Callao. Em 30 de janeiro de 2023, foi nomeado como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Prevost foi criado e proclamado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação