Pesquisar

Leão XIV pede a Nossa Senhora de Guadalupe que as nações não permitam que “o ódio marque sua história”

O Papa Leão XIV presidiu nesta sexta-feira, 12, na Basílica de São Pedro, à Santa Missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe. A celebração foi acompanhada por milhares de fiéis.

Durante a homilia, o Papa pediu a Nossa Senhora que ensine “às nações que desejam ser teus filhos a não dividirem o mundo em facções irreconciliáveis, a não permitirem que o ódio marque sua história, nem que mentiras escrevam sua memória”, ressaltando que a autoridade não deve ser exercida como dominação, mas como serviço e pediu que instrua os líderes “sobre o dever de salvaguardar a dignidade de cada pessoa em todas as fases da vida.”

Leão XIV pediu, ainda, que Nossa Senhora acompanhe os jovens para que permaneçam firmes na fé e mostre a eles que Jesus caminha ao seu lado. “Que nada perturbe seus corações, para que possam abraçar os planos de Deus sem medo. Protege-os das ameaças do crime, do vício e dos perigos de uma vida sem sentido”, pediu.

Ele pediu, ainda pelo fortalecimento das famílias, para que os pais possam educar os filhos com “ternura e firmeza”, e pelos professores, para que “transmitam a verdade com a mansidão, a precisão e a clareza que brotam do Evangelho”. Ainda, Leão XIV pediu pelo clero e a vida consagrada, para que Nossa Senhora os sustente “na fidelidade diária e renovai o seu primeiro amor.”

“Virgem Santíssima, que possamos, como vós, guardar o Evangelho em nossos corações. Ajudai-nos a compreender que, embora sejamos seus destinatários, não somos donos desta mensagem, mas, como São Juan Diego, somos seus simples servos. Que vivamos convictos de que onde quer que a Boa Nova chegue, tudo se torna belo, tudo se restaura, tudo se renova”, disse o Papa.

Nossa Senhora de Guadalupe é considerada a padroeira da América Latina, sendo uma das figuras marianas mais veneradas. Ela é celebrada em 12 de dezembro, por ter aparecido ao indígena Santo Juan Diego no México em 1531, deixando sua imagem milagrosamente impressa em seu manto (tilma).

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2025
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados