Pesquisar

Mais de 450 brasileiros já foram repatriados do Líbano

Operação do governo brasileiro pretende repatriar cerca de 500 brasileiros por semana

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), decolou nesta segunda-feira, 7, de Beirute, no Líbano, o segundo voo de repatriação de brasileiros, que deve pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos/SP na manhã de terça-feira, 08. O primeiro voo chegou em São Paulo às 10h25 de domingo, 06, com 229 brasileiros e 3 pets a bordo.

O MRE informou em nota que o segundo voo de repatriação decolou por volta das 12h30 (Horário de Brasília) e deve pousar em Guarulhos por volta das 7h30 da manhã de terça-feira, após parada para reabastecimento em Lisboa. Estão a bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira 227 passageiros, entre eles 49 crianças, sendo 7 de colo. Além disso, também foram embarcados 3 animais domésticos.

No total, 456 pessoas e 6 animais domésticos já foram retirados do Líbano pelo governo brasileiro, em operação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa. A Operação Raízes de Cedro pretende repatriar cerca de 500 brasileiros por semana.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel. Estima-se que 20 mil brasileiros vivam em território libanês.

De acordo com o MRE, a aeronave deste segundo voo de repatriação levou ao Líbano doação humanitária brasileira de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades libanesas. Outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos voos.

Em nota, o MRE reiterou o alerta do governo brasileiro para sejam seguidas as orientações de segurança das autoridades libanesas e para que “aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios”, ressaltando que “o aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines.”

De acordo com um comunicado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) mais de 27.000 pessoas foram deslocadas no Líbano entre 23 e 25 de setembro, devido aos ataques aéreos israelenses no país. Segundo a Agência, mais de 1,5 milhão de refugiados vivem no Líbano.

Desde o início dos conflitos em Gaza, em 7 de outubro de 2023, antes da última escalada nos ataques, os confrontos contínuos ao longo da Linha Azul, na fronteira sul do Líbano, já haviam deslocado mais de 102.000 pessoas.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados