Pesquisar

Mais de 520 brasileiros já foram repatriados dos EUA desde janeiro

Na última sexta-feira, 11, um grupo de 96 brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto de Fortaleza/CE. O voo é parte da operação de repatriação coordenada pelo Governo Federal e a aterrissagem contou com a presença de defensores públicos federais, que ofereceram apoio jurídico aos repatriados no local de desembarque.

A ação integra o Programa Nacional de Acolhimento a Brasileiros Repatriados, que visa garantir acolhimento humanizado a cidadãos que retornam ao país em situação de vulnerabilidade. Este foi o quinto voo de deportados a chegar em Fortaleza. Desde o início das operações, mais de 520 brasileiros já foram atendidos pela Defensoria Pública da União.

Após a aterrissagem em Fortaleza, os repatriados seguiram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins/MG. O primeiro voo de repatriamento de 2025 tinha a bordo 88 repatriados e chegou no Brasil via Aeroporto Internacional de Manaus, em janeiro.

Durante a recepção, a DPU forneceu orientações sobre direitos e realizou atendimentos individualizados a passageiros em maior vulnerabilidade. Um dos casos acompanhados foi o de um homem que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019 e desembarcou sem acesso à medicação. Ele recebeu atendimento médico emergencial ainda no aeroporto.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), dos 96 brasileiros repatriados que estavam no último voo, 81 são homens e 15 são mulheres, sendo que a maioria tem entre 19 e 49 anos. Do total, dois passageiros tinham menos de 18 anos e três mais de 60.

Brasileiros chegaram algemados ao Brasil em primeiro voo de repatriamento
Em 24 de janeiro uma aeronave norte-americana que trazia 88 brasileiros repatriados precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos. No avião, que tinha como destino o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte/MG, foi constatado que os passageiros eram mantidos algemados.

Por orientação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. Na ocasião, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizada pra transportar os brasileiros até o destino final, para que completassem a viagem com dignidade.

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação, com informações do DPU

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?