Pesquisar

Mais de um terço dos migrantes mortos na última década estavam fugindo de conflitos

Nos últimos 10 anos mais de 5.500 mulheres e 3.500 crianças morreram em rotas migratórias

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgou nesta terça-feira, 26, o relatório “Uma Década de Documentação de Mortes de Migrantes”, que analisa os últimos dez anos de registros de mortes e desaparecimentos documentados pelo projeto Missing Migrants. Desde 2014, pelo menos 64.241 migrantes morreram em rotas migratórias de todo o mundo.

De acordo com o relatório, mais de um terço dos migrantes mortos na última década cujo país de origem pôde ser identificado eram de locais em conflito ou com grandes populações de refugiados, o que destaca “os perigos enfrentados por aqueles que tentam fugir de zonas de conflito sem caminhos seguros.”

A OIM destaca que, no entanto, a informação sobre as identidades dos migrantes mortos e desaparecidos é “altamente incompleta”. O relatório sublinha o número elevado de mortes não identificadas, que equivale a dois terços do total de mortes documentadas, o que deixa famílias e comunidades sem informações sobre a perda de seus entes queridos.

O relatório aponta que pelo menos 5.500 mulheres morreram nas rotas migratórias de todo o mundo desde 2014, além de quase 3.500 crianças. De acordo com os dados da OIM, o ano de 2023 foi o mais mortal para os migrantes, com 8.541 registros, ultrapassando até mesmo o ano de 2016, que antes era considerado o ano mais mortal, com 8.084 mortes e desaparecimentos.

“Estes números demonstram a necessidade urgente de capacidades reforçadas de busca e salvamento, facilitação de vias de migração seguras e regulares e ações baseadas em evidências para evitar novas perdas de vidas”, afirmou a OIM em comunicado, que destacou que a ação deve incluir uma intensa cooperação internacional contra redes de tráfico e contrabando de pessoas.

De acordo com o relatório, a principal causa de morte entre migrantes é o afogamento, que corresponde a quase 60 por cento das mortes documentadas, o equivalente a 36.885 mortes, sendo cerca de 27 mil apenas no Mediterrâneo.

O relatório destaca, ainda, que as mais de 64 mil mortes e desaparecimentos registados durante a migração na última década são “provavelmente apenas uma fração do número real de vidas perdidas em todo o mundo”. Há mais de 37.000 mortos para os quais não existe informação disponível sobre sexo ou idade, indicando que o verdadeiro número de mortes pode ser ainda maior que o notificado.

De acordo com a OIM, apesar dos compromissos políticos e da atenção da mídia, as mortes de migrantes estão aumentando. Em 2024, só no Mediterrâneo, embora as chegadas este ano sejam significativamente inferiores (16.818) em comparação com o mesmo período de 2023 (26.984), o número de mortes é quase tão elevado como no ano passado, tendo sido registradas pelo menos 442 mortes e desaparecimento desde 1º de janeiro. 

O relatório “Uma Década de Documentação de Mortes de Migrantes”, pode ser lido na íntegra aqui.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]