Pesquisar

Mês Vocacional: Live das Scalabrinianas destacou vocação como peregrinação de esperança

Aconteceu na quinta-feira, 14, a Live Vocacional “Jovens Peregrinos de Esperança”, com a participação do Pe. Guilherme Maia Júnior, que refletiu sobre a vocação e a vivência do Mês Vocacional dentro do Ano Jubilar, em consonância com a espiritualidade Scalabriniana. A transmissão está disponível no canal do YouTube das Scalabrinianas.

Pe. Guilherme falou sobre o tema do Mês Vocacional “Peregrinos porque chamados”, que se liga, também, com o tema do Jubileu 2025 “Peregrinos da Esperança”. “Também, com a vida, com a missão de Scalabrini, nós somos convidados a viver a esperança e a missão”, afirmou, destacando que ambas devem “ser olhadas em consonância, conjugadas na prática e vivência eclesial, em toda a ação evangelizadora.”

Ele ressaltou o convite desse Mês Vocacional para reconhecer que a vida vocacional é uma peregrinação, sublinhando que, inspirados por São Scalabrini, somos chamados a caminhar com esperança, animados pelo Espírito e respondendo ao amor de Deus com fé, se fazendo próximos daqueles que mais precisam.

Pe. Guilherme refletiu que a vocação nasce do amor gratuito dado por Deus, mas se sustenta no amor gratuito que é dado aos irmãos que estão ao nosso lado. “A nossa logo, que tem esse coração com um caminho ali no meio nos mostra justamente isso. Esse pôr do sol nos mostra Deus, esse sol nascente que vem nos visitar, que é próximo de nós e nos ilumina”, afirmou.

Durante sua fala, Pe. Guilherme refletiu sobre o sentido de peregrinar, que exige abrir mão das coisas supérfluas e recomeçar diariamente, mesmo diante de dificuldades, e sublinhou o testemunho de Scalabrini, com sua coragem de ir até o povo, partilhando alegrias e dores, sustentado na oração e na missão.

Ele falou, ainda, sobre os Pilares da Espiritualidade Scalabriniana: Eucaristia, Maria Santíssima, Amor à Cruz e Comunhão com o Papa, ressaltando que, no contexto do Mês Vocacional, esses pilares nos impulsionam a viver a vocação como peregrinação de esperança, onde o chamado de Deus se traduz na capacidade para abraçar o serviço no mundo, em especial junto aos migrantes e marginalizados.

Pe. Guilherme trabalhou, ainda, sobre a acolhida como expressão vocacional, Itinerância: Caminhar na Missão e a comunhão na diversidade. Ele destacou, ainda, a necessidade de ser sinal de esperança para os jovens, através da maneira de viver a vocação e os desafios enfrentados no dia-a-dia, sublinhando que “a esperança deve sustentar a nossa missão.”

A Live Vocacional é parte, também, da Campanha Vocacional das Scalabrinianas: #SerScalabriniana por um mundo sem fronteiras, que acontece dentro das celebrações dos 130 anos da fundação da Congregação das Irmãs Scalabrinianas.

Assista novamente a transmissão.

Do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
agosto 2025
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados