Pesquisar

México resgata mais de 500 migrantes em situação de tráfico humano em dois dias

Pelo menos 1,6 milhões de migrantes já tentaram cruzar a fronteira entre México e Estados Unidos sem documentos no Ano Fiscal de 2023

Entre sábado, 15, e domingo, 16, o Instituto Nacional de Migração (INM) do México resgatou cerca de 500 migrantes em situação de tráfico humano em três veículos diferentes. De acordo com o órgão, os migrantes eram originários da Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Cuba e Índia.

Segundo o INM, na noite de sábado foi localizado um caminhão abandonado próximo à cidade de Cardel, no estado de Veracruz. Ao realizar a verificação no veículo, foram encontrados 206 migrantes da Guatemala e Honduras no trailer do caminhão, que estava adaptado com estruturas metálicas para sustentar um segundo andar e coberto com material que impedia a detecção dos migrantes em Raio X.

“Eles estavam superlotados, desidratados e medicados para inibir suas necessidades básicas”, afirma a nota do INM, citando relatos dos próprios migrantes. No total, 132 pessoas da Guatemala viajavam em grupos familiares; 12 pessoas de Honduras também viajavam em família. Outros 39 adultos viajavam sozinhos e 20 menores desacompanhados da Guatemala e três adultos de Honduras também estavam no veículo.

Os outros dois resgates, realizados no domingo, totalizaram 303 pessoas resgatadas.

O primeiro resgate ocorreu na rodovia Orizaba-Puebla, durante uma operação de verificação em que o condutor do veículo, que era acompanhado por uma caminhonete branca, foi parado. Ao verificar a caixa de carga, 107 migrantes da Guatemala, Honduras, El Salvador, Cuba e Nicarágua foram encontrados. Segundo o INM, desses, 37 são adultos viajando sozinhos; 20 menores desacompanhados, além de 21 famílias compostas por outras 50 pessoas.

Seis pessoas que transportavam os migrantes no caminhão e que estavam na caminhonete que o acompanhava foram colocadas à disposição da Procuradoria-Geral da República, junto com os veículos.

No segundo resgate, um caminhão foi localizado parado próximo a Fortín de las Flores e, ao ser inspecionado, foram encontradas 196 migrantes. De acordo com o INM, do total, cinco adultos eram da Guatemala e outros cinco da Índia; 19 menores viajavam desacompanhados e 167 pessoas viajavam em grupos familiares.

Segundo o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, em inglês) dos EUA, pelo menos 1,6 milhões de migrantes tentaram cruzar a fronteira entre México e Estados Unidos sem documentos desde o início do Ano Fiscal de 2023, em outubro passado.

Apesar das expectativas de queda nos números após a mudança nas regras migratórias dos EUA, em maio pelo menos 204.561 migrantes foram detidos enquanto tentavam cruzar a fronteira.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]