Pesquisar

Novo grupo de afegãos aguarda acolhimento no Aeroporto de Guarulhos

Mais de 11 mil vistos humanitários a afegãos já foram emitidos pelo governo brasileiro desde 2021

Duas semanas após o acolhimento de 128 afegãos que acampavam no Aeroporto de Guarulhos, em 1º de julho, um novo grupo de pelo menos 43 pessoas está abrigado no local, enquanto aguarda encaminhamento a abrigos.

Segundo a ONG “Coletivo Frente Afegã”, na manhã de sábado, 15, um grupo de 62 refugiados afegãos aguardava acolhimento. Durante a tarde, 19 pessoas foram acolhidas, mas outras 43 continuaram aguardando encaminhamento a abrigos.

“Precisamos de um local provisório com estrutura, que foi prometido na reunião do dia 30 de junho entre os três poderes, municipal, estadual e federal”, disse Aline Sobral, voluntária da ONG, ao G1.

Vistos Humanitários
Após a tomada de poder pelo Talibã no Afeganistão em agosto de 2021, o governo brasileiro passou a emitir vistos humanitários a afegãos, que, desde setembro passado tem montado acampamentos no Aeroporto de Guarulhos, principal porta de entrada no Brasil, enquanto aguardam acolhimento em abrigos.

De acordo com reportagem do G1, até 14 de junho passado, mais de 11.576 vistos humanitários já haviam sido emitidos pelo governo brasileiro. Desses, mais de 9 mil foram entregues aos requerentes.

Grupo de afegãos transferido para Praia Grande/SP
Em 1º de julho, um grupo de 128 afegãos foi transferido para a cidade de Praia Grande, São Paulo, uma semana após 20 deles terem sido diagnosticados com escabiose, popularmente chamada de sarna. Entre os transferidos, pelo menos 35 são crianças e 16 são adolescentes entre 12 e 17 anos.

O processo de transferência, no entanto, foi marcado por confusões. Durante o trajeto do Aeroporto até a Colônia de Férias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas, onde seriam acolhidos, a prefeitura de Praia Grande emitiu uma nota afirmando que não receberia os migrantes pois, segundo a Prefeitura, o local não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e a chegada deles colocaria em risco a saúde e segurança dos habitantes da cidade.

Os afegãos só foram acolhidos no local após reunião entre o Ministro da Justiça, Flávio Dino, e a prefeita da cidade, Rachel Chini (PSDB).

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]