Aconteceu no dia 16 de julho a formatura das turmas de Língua Portuguesa e Corte e Costura do Projeto Capacita em Rede, em parceria com a Missão Scalabriniana Cambuci, na Paróquia São Joaquim (Igreja Nossa Senhora da Glória), em São Paulo/SP. O Projeto é executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC).
Entre os convidados na composição da mesa de formatura estava a Irmã Vicentina Roque dos Santos, Conselheira Provincial e Animadora da Missão Apostólica, que esteve envolvida na negociação da parceria com o Projeto Capacita em Rede.
Além dela, estiveram presentes Roberto Camilo Órfão Morais, Coordenador Nacional do Projeto Capacita em Rede, Ana Paula Bernardes da Silva, Coordenadora-adjunta dos cursos do Projeto Capacita em Rede, Priscila Naiara, Coordenadora Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Irmã Marlene de Oliveira, Coordenadora da Missão Scalabriniana Cambuci, Daniela Gomes da Silva, Instrutora do Curso de Corte e Costura, Daisy Gagliardi, Instrutora do Curso de Português para Imigrantes, e Jeffry Charles, formando em Corte e Costura e representante de todos os formandos.
Durante a cerimônia de formatura, 18 alunos receberam os diplomas do curso de Língua Portuguesa e 22 receberam os diplomas do curso de Corte e Costura.
Ao fim da cerimônia, o professor Roberto agradeceu a participação de todas as pessoas envolvidas na elaboração e desenvolvimento do projeto, destacando a importância do Projeto Capacita em Rede e desejando sucesso aos concluintes.
Capacita em Rede
O Projeto Capacita em Rede tem como objetivo ofertar cursos rápidos presenciais de 50 horas, como uma alternativa para inserção no mundo do trabalho e o combate à fome. O projeto tem como objetivo qualificar 19 mil profissionais em todo o Brasil.
A meta do programa é ofertar cerca de 760 cursos, distribuídos nos 19 regionais da CNBB. Cada regional ofertará 40 cursos, em 10 comunidades diferentes, garantindo que os participantes saiam aptos a já exercerem a habilidade adquirida.
Os cursos do Projeto Capacita em Rede na Missão Scalabriniana Cambuci ocorreram no período de março a maio, de segunda a quinta-feira, com duração de 3 horas por dia, sendo que durante a última semana do curso foram realizadas aulas na sexta-feira, com duração de 2 horas, totalizando as 50 horas propostas.





Por Ricardo Campelo, com a colaboração do Serviço de Comunicação