Na próxima sexta-feira, 29, a Irmã Elena Vígolo receberá o título de Oblata Redentorista no Santuário Nacional de Aparecida, na missa das 18h, que terá transmissão pela TV Aparecida. O título é, também, uma homenagem da Congregação Redentorista, através do Pe. Eduardo Catalfo, às Scalabrinianas pelos 104 de serviços prestados ao Santuário.
Desde 1965, quando iniciou o noviciado em Aparecida-SP, a Irmã Elena tem contato direto com os redentoristas. Há 9 anos trabalha diariamente no Santuário Nacional ocupando-se de várias atividades: Sala das flores, Alfaias, Vasos Sagrados, Paramentos, Lavanderia, Sacristias do Santuário Nacional, da Basílica Histórica, do Convento Redentorista e das Capelas dos Hotéis Rainha.
Mesmo com tantas atividades práticas, a Irmã Elena gosta de dizer: “meu trabalho mais prazeroso é acolher e orientar os romeiros que chegam ao Santuário. O contato direto e diário com os peregrinos é a característica mais emocionante do meu serviço.”
Atualmente duas Scalabrinianas trabalham no Santuário Nacional. No entanto, e durante muitas décadas, em torno de 12 Missionárias de São Carlos chegaram a trabalhar simultaneamente em diversos setores: confissões, ponto de encontro, sala das promessas, sala das flores, sacristia, contagem etc.
Neste Ano Vocacional, esta solicitação do Diploma de Oblata Redentorista para a Irmã Elena representa também o reconhecimento da comunidade redentorista do Santuário pela parceria centenária com as religiosas Scalabrinianas.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com Ir. Elena Vígolo e Pe. Eduardo Catalfo