Pesquisar

OIM: Mais de 125.000 vítimas do tráfico humano foram oficialmente identificadas em todo o mundo

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 125.000 vítimas de Tráfico Humano foram oficialmente identificadas em todo o mundo, sendo cerca de 30.000 crianças. Em mensagem à Sexta Conferência Global sobre a Eliminação do Trabalho Infantil, a Diretora-Geral da OIM, Amy Pope, destacou os riscos para as crianças e a necessidade de agir para evitar esse crime.

Os dados da OIM apontam que um total de 125.307 vítimas do tráfico humano foram oficialmente identificadas, número que a organização acredita que seja ainda maior devido à subnotificação e falhas na detecção. Do total identificado, 29.545 são crianças e outras 95.762 são vítimas adultas. Pelo menos 113.312 estão descritas como “desconhecido”, no que se refere à idade.

Em sua mensagem, Amy Pope destacou que “milhões de crianças em movimento enfrentam riscos crescentes de exploração e tráfico, mas permanecem, com muita frequência, invisíveis nas políticas globais e nos sistemas de proteção”. Ela pediu por uma ação urgente “para sanar essas lacunas alarmantes de proteção e garantir que todas as crianças, em todos os lugares, estejam seguras.”

O banco de dados da OIM aponta, ainda, que 61% dos casos de tráfico humano identificados pela organização aconteceram em vista de exploração sexual, com 93.259 vítimas identificadas pela organização. Em seguida, figura o trabalho forçado, com 37% e 57.230 vítimas identificadas.

De acordo com os dados, 141.084 das vítimas identificadas são do sexo feminino, enquanto 78.758 são do sexo masculino, correspondendo respectivamente a 74% e 26% das vítimas com gênero identificado na base de dados.

Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas
No dia 8 de fevereiro a Igreja celebrou o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, data em que também é celebrada a festa de Santa Josefina Bakhita, padroeira dos sequestrados e escravizados.

Em sua mensagem para a data, o Papa Leão XIV afirmou que, “infelizmente, a mesma lógica de domínio e desrespeito pela vida humana também alimenta o flagelo do tráfico de seres humanos”, ressaltando que “a instabilidade geopolítica e os conflitos armados criam um terreno fértil para os traficantes explorarem os mais vulneráveis, especialmente as pessoas deslocadas, os migrantes e os refugiados”, com as mulheres e crianças sendo as mais afetadas.

Na mensagem, o Papa chama à oração e à reflexão para “resistir à indiferença perante a injustiça”, sublinhando que a reflexão sobre o tema do tráfico de pessoas permite identificar os mecanismos ocultos de exploração, ressaltando que “a violência do tráfico de seres humanos só pode ser superada através de uma visão renovada que considere cada indivíduo como um filho amado de Deus.”

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2026
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados