Atualmente, mais de 65 mil pessoas são reconhecidas como refugiadas no Brasil
Na sexta-feira, 27, a Polícia Federal em São Paulo inicia a quinta fase da Operação Horizonte, destinada a facilitar o atendimento e regularizar documentos de imigrantes em situação de vulnerabilidade. Essa fase da operação irá durar até o dia 14 de abril.
A quinta fase da Operação Horizonte, uma parceria entre a Polícia Federal, o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Agência da ONU para as Migrações (OIM), prevê atendimentos para os imigrantes que estejam solicitando refúgio, registro de refugiado reconhecido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), acolhida humanitária, autorização de residência, entre outros.
A ação visa prestar atendimento gratuito, orientação e encaminhamento para regularização migratória com data marcada na PF. Durante a operação, serão atendidas pessoas que já tenham passado por uma triagem inicial pelas instituições parceiras e que sejam encaminhadas em datas preestabelecidas pelo CIC do Imigrante.
De acordo com dados do painel interativo sobre refúgio no Brasil elaborado pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e pelo ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, pelo menos 65,800 pessoas já foram reconhecidas como refugiadas no Brasil até o início de 2023.
Mais informações sobre essa fase da operação e a lista de serviços e de documentos necessários podem ser encontradas no link: gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/01/operacao-horizonte-iniciara-atendimentos-na-pf-em-27-1
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual com informações da Agência Brasil