Teve início nesta quinta-feira, 27, a primeira Viagem Apostólica do Papa Leão XIV. Na primeira fase da viagem, ele visita a Turquia, onde participará das celebrações dos 1.700 anos do Concílio de Niceia. A viagem será encerrada no dia 2 de dezembro, no Líbano.
Durante o voo para Ancara, na Turquia, o Papa saudou os jornalistas, agradecendo pelo serviço prestado. “É tão importante hoje que a mensagem seja transmitida de uma forma que realmente revele a verdade e a harmonia de que o mundo precisa, e de uma forma especial, esta viagem em particular à Turquia e ao Líbano tem, como sabem, antes de mais nada, o próprio significado de unidade, celebrando os 1700 anos do Concílio de Niceia”, disse.
Leão XIV destacou que, com sua viagem à Turquia e ao Líbano, espera “anunciar, transmitir e proclamar a importância da paz em todo o mundo”, enquanto convida todos “a se unirem na busca por maior unidade, maior harmonia, e a procurarem maneiras pelas quais todos os homens e mulheres possam ser verdadeiramente irmãos e irmãs”, apesar das diferenças.
De acordo com a programação divulgada pelo Vaticano, o Papa deve ir a İznik, na Turquia, na sexta-feira, 28, onde participará no Encontro Ecumênico de Oração próximo às escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito em İznik, por ocasião dos 1700 anos do Primeiro Concílio de Niceia.
Entre as várias atividades, estão previstos encontros com autoridades civis, encontro de oração com o clero, visita a uma obra social, visita à Mesquita do Sultão Ahmed, encontro privado com os chefes das Igrejas e das comunidades cristãs e um encontro com o Patriarca Bartolomeu I, quando será assinada a Declaração Conjunta no Palácio Patriarcal.
A visita ao Líbano será iniciada no dia 30 de novembro. Lá ele se encontrará com autoridades civis, bem como com o clero. Será realizado, ainda o Encontro Ecumênico e Inter-religioso na Praça dos Mártires, em Beirute, e o encontro com os Jovens na praça em frente ao Patriarcado Maronita de Antioquia em Bkerké.
No último dia da viagem, o Papa Leão XIV está prevista uma visita aos funcionários e pacientes do hospital “De la Croix”, em Jal ed Dib, e uma oração silenciosa no local da explosão do Porto de Beirute, seguida da celebração da Santa Missa no Beirut Waterfront.
Carta Apostólica In Unitate Fidei
No dia 23 de novembro foi divulgada a Carta Apostólica In Unitate Fidei do Papa Leão XIV, pelo 1.700° aniversário do Concílio de Niceia.
Ele destaca que a carta busca “encorajar em toda a Igreja um renovado impulso na profissão da fé, cuja verdade – que há séculos constitui o património comum dos cristãos – merece ser confessada e aprofundada de maneira sempre nova e atual.”
Recordando o contexto histórico e teológico que levou à formulação do Credo, o texto ressalta a importância de professar com renovado vigor a fé em Jesus Cristo, Filho de Deus, cujo mistério da encarnação permanece o centro da vida cristã. O Papa sublinha que, mesmo em tempos conturbados, como os vividos hoje, a fé continua sendo fonte de esperança e unidade para todos os cristãos.
O texto também revisita a controvérsia ariana, que marcou profundamente os primeiros séculos da Igreja, e exalta o papel decisivo dos Padres conciliares e de figuras como Santo Atanásio na defesa da plena divindade de Cristo. Ao reafirmar que Jesus é “da mesma substância do Pai”, o Concílio de Niceia reafirmou a verdade fundamental do cristianismo, de Deus se fez próximo, assumiu a condição humana e abriu para a humanidade o caminho da salvação.
Por fim, a carta convida os cristãos a uma profunda reflexão sobre a vivência atual do Credo. O Papa Leão XIV alerta para os desafios contemporâneos, como a indiferença religiosa, as injustiças e as várias formas de idolatria, e reforça a necessidade de testemunhar, com gestos concretos, a fé professada todos os domingos. Reafirma que seguir Jesus implica compromisso com o amor, a justiça e a misericórdia, especialmente para com os mais pobres, para que o mundo reconheça, através da ação dos cristãos, a presença viva de Deus.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação
















