Pesquisar

Papa Leão XIV: renovemos o compromisso alegre de levar Jesus Cristo aos confins da terra

Foi publicada na segunda-feira, 13, a mensagem em vídeo do Papa Leão XIV para o Dia Mundial das Missões 2025, que será celebrado no próximo domingo, 19. A data é dedicada à oração pelos missionários e por seu trabalho e à arrecadação de fundos para apoiar a missão da Igreja nos territórios mais necessitados.

Recordando a própria atuação como padre e bispo missionário no Peru, o Papa Leão XIV destaca a importância do trabalho dos missionários e missionárias. “Vi com os meus próprios olhos como a fé, a oração e a generosidade vividas neste dia podem transformar comunidades inteiras”, afirma.

O Papa convida todas as paróquias a participarem do Dia Mundial das Missões em 2025, ressaltando que as orações e o apoio dos fiéis “ajudam a espalhar o Evangelho, a apoiar programas pastorais e de catequese, a construir novas igrejas e a cuidar das necessidades de saúde e educação dos nossos irmãos e irmãs nos territórios de missão.”

“Neste dia 19 de outubro, ao refletirmos juntos sobre o nosso chamamento do batismo para sermos “missionários de esperança entre os povos”, renovemos o nosso compromisso alegre de levar Jesus Cristo, nossa Esperança, até aos confins da terra”, convida o Papa Leão XIV, que agradece, ainda, o apoio para a ajuda aos missionários.

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2025
Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2025, com o tema “Missionários de esperança entre os povos”, publicada em fevereiro de 2025, o Papa Francisco recordou “a vocação fundamental de ser mensageiros e construtores da esperança nas pegadas de Cristo.”

Recordando o Concílio Vaticano II, Francisco destacou que, no seguimento de Cristo, “os cristãos são chamados a transmitir a Boa Nova, partilhando as condições concretas de vida daqueles que encontram e tornando-se assim portadores e construtores de esperança”. Essa missão, escreveu, pode ser sinal de “nova humanidade num mundo que, nas regiões mais “desenvolvidas”, apresenta graves sintomas de crise do humano”, como desorientação, solidão e abandono dos idosos e dificuldade em encontrar disponibilidade para ajudar quem vive ao nosso lado.

O texto do Papa Francisco traz um convite a renovar a missão da esperança através da oração, sobretudo daquela que se faz com a Palavra de Deus, em especial com os Salmos. “Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquecendo todos os que nos rodeiam, também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração”, escreveu.

A mensagem destaca, ainda, que a evangelização é “sempre um processo comunitário, como o caráter da esperança cristã”, processo esse que não termina com o primeiro anúncio e com batismo, mas continua com a construção de comunidades cristãs.

Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
outubro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados