Pesquisar

Pastoral dos Migrantes de Fortaleza marca presença em Seminário sobre Trabalho Escravo

Na última quarta-feira, 28 de janeiro, a Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza/CE, representada pelo pastoralista Everardo Bezerra, participou do Seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo: por que ainda falamos disso?”, um evento ofertado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza é coordenada pelas Irmãs Scalabrinianas.

O objetivo do evento foi o de fortalecer a articulação das instituições afins ao tema, aprofundar o debate e compartilhar estratégias de prevenção, denúncia, atendimento e responsabilização desta situação tão presente em nossos dias e no mundo inteiro.

No transcurso das atividades, que se estenderam até às 16h os participantes tiveram a oportunidade de participar de diferentes mesas de trabalhos:

  • “Identificação e diferenciação entre trabalho escravo contemporâneo e irregularidades trabalhistas e a incidência do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo;
  • “Fluxo de atendimento às vítimas de trabalho escravo e canais de denúncia;
  • “Trabalho escravo contemporâneo no âmbito judicial”.

Em um espaço onde os direitos humanos são o tema de ordem, a Pastoral dos Migrantes iniciou conversas, para uma possível parceria futura, com algumas instituições governamentais e não governamentais, com o objetivo de construir e fortalecer um trabalho em rede, mais diretivo, dentro de nossa missão, que é a de acolher, proteger, promover e integrar nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis.

Por Everardo Bezerra, da Pastoral dos Migrantes – Arquidiocese de Fortaleza/CE, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2026
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados