Pesquisar

Pesquisa revela a realidade migratória de Anta Gorda/RS

A Irmã Scalabriniana Neide Lamperti e o Leigo Missionário Scalabriniano Felipe Oneda Polese realizaram na cidade de Anta Gorda/RS uma pesquisa para conhecer a realidade migratória do município. O estudo identificou cerca de 570 migrantes em Anta Gorda, entre nacionais e internacionais.

A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro e foi conduzida por uma equipe que contou com líderes de capelas locais, representantes de empresas e agroindústrias, agentes municipais de saúde, professores, agências bancárias, lojas, hospital e voluntários.

De acordo com os dados da pesquisa, pelo menos 109 migrantes da Argentina, Paraguay e Senegal vivem em Anta Gorda, além de 46 migrantes de outros estados brasileiros, como São Paulo, Maranhão e Santa Catarina. Outros cerca de 445 migrantes de outras cidades do Rio Grande do Sul também vivem no município.

O estudo apontou que a maior parte dos migrantes atua na área da agricultura (145) e industrial (119), sendo que a maioria migrou para Anta Gorda por razões de trabalho. Dez dos entrevistados responderam a perguntas mais aprofundadas sobre a vida no município e as razões de escolher o local para viver.

Irmã Neide e Felipe ressaltam, ainda, o desejo de que os resultados da pesquisa possam ser ponderados pela Administração Pública para melhorar a recepção e o atendimento aos migrantes na cidade.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações de ECO Regional

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]