A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira, 13, dois mandados de busca e apreensão em uma operação de combate à migração ilegal para a Europa. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória/ES.
As investigações da PF apontam que uma agência de viagens de Vila Velha/ES promovia a migração ilegal por meio da emissão de passagens para países da Europa com retorno simulado. De acordo com nota da PF, os interessados compravam pacotes de viagem com intenção de utilizar apenas o trecho de ida, cancelando as passagens de volta assim que o cliente chegava ao país de destino e realizava os procedimentos de imigração.
“A agência, deliberadamente, oferecia um serviço especializado para as pessoas que desejavam imigrar ilegalmente para a Europa”, afirma o texto, que destaca que as passagens de volta eram emitidas apenas para evitar que os viajantes não fossem admitidos nos países de destino por ausência de retorno comprovado, ludibriando as autoridades migratórias.
Segundo a nota, a agência de viagens sabia das intenções dos clientes e cobrava o valor correspondente ao trecho de ida e um percentual adicional para que a fosse feita a emissão e posterior cancelamento da viagem volta.
“Os investigados poderão responder pelo crime de promoção à migração ilegal, sem prejuízo de outros crimes que porventura venham a ser constatados até o final da investigação, como, exemplificativamente, associação ou organização criminosa”, ressalta a PF.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação