Polícia Federal realiza ação contra tráfico internacional de pessoas para trabalho forçado em São Paulo

No ano passado, 22 menores do Paraguai foram resgatados em São Paulo

A Polícia Federal no Estado de São Paulo deflagrou na manhã desta quarta-feira, 16, a operação “Infâni”, contra o tráfico internacional de pessoas, após investigação apontar que imigrantes do Paraguai, entre eles um adolescente, haviam sido aliciados para trabalho análogo à escravidão.

Segundo a PF, os trabalhadores foram trazidos a São Paulo com promessa de trabalho, alimentação e alojamento pagos pelo empregador. “Ao chegarem no destino, descobrem que foram enganados, recebiam valores irrisórios, além de alimentação insuficiente, em troca de 15 (quinze) horas de trabalho diário”, informou a Polícia Federal em nota. Além disso, o adolescente teve os documentos retidos pelo empregador.

Os imigrantes foram trazidos ao Brasil através de uma empresa de ônibus clandestina. A PF afirmou que tais empresas são uma preocupação, pois “promovem a migração ilegal de paraguaios e bolivianos”, em especial de menores de idade desacompanhados, que fazem parte do grupo de vítimas mais vulneráveis ao trabalho forçado e análogo à escravidão.

“Os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão e de tráfico internacional de pessoas, dentre outros”, informou a PF.

Em 2022, segundo o Consulado do Paraguai, 22 menores paraguaios desacompanhados foram resgatados em São Paulo.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
novembro 2023
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados