Pesquisar

Prisão de traficantes de migrantes evidencia tráfico humano nos EUA

Este mês, mais quatro mexicanos foram presos pelas autoridades norte-americanas no Texas. Eles foram indiciados por suspeita de operar uma quadrilha de tráfico humano, principalmente adultos e crianças da Guatemala, Honduras e México para os Estados Unidos.

O tráfico humano acontece em todos os Estados Unidos da América. Ele usa as rodovias movimentadas, cruza as fronteiras oficiais usando linhas de ônibus interestaduais e carros particulares. Alguns lugares nos EUA têm níveis mais altos de tráfico humano do que outros. De acordo com ligações para a Linha Direta Nacional de Tráfico Humano dos EUA, as áreas com maior número de casos notificados são: Nevada, Florida, Califórnia, Texas, a região dos Grandes Lagos e a área de Nova York.

Cerca de 14. 500 a 17.500 pessoas são traficadas para os Estados Unidos anualmente. São estrangeiros de 59 países, a maioria do México, muitos do Sudeste Asiático e China. Em 2020, um relatório do Human Trafficking Institute descobriu que 41% das pessoas traficadas nos Estados Unidos são do México. O visto de turista B-2 é mais usado para tráfico sexual, enquanto o visto de trabalhador agrícola temporário H-2A é usado para tráfico de trabalho.

Em 2019, foram 11.500 do tráfico humano nos EUA. A pobreza é o maior indicador do tráfico humano. Pessoas que foram abusadas e pessoas viciadas em drogas e/ou álcool são alvos de trabalho e tráfico sexual. Crianças no sistema de bem-estar e as populações LGBTQ+.

Os traficantes, geralmente, são os mesma nacionalidade das suas vítimas, operando de forma independente ou em uma rede de crime organizado, usando a internet para atrair pessoas com promessas de viver uma vida melhor.

Tráfico humano

Há um ano, 53 migrantes foram encontrados amontoados em um caminhão em meio a um calor sufocante nos arredores de San Antonio, entre os Estados Unidos da América e o México. Eram migrantes do México, da Guatemala e de Honduras que estavam num baú de um caminhão com ar-condicionado defeituoso e uma temperatura com mais de 39 graus.

Quando os suspeitos abriram a porta após uma viagem de três horas, encontraram 48 dos migrantes mortos, incluindo a mulher grávida, alegam os promotores. Dezesseis outros foram levados para o hospital, e cinco deles morreram. A acusação alega que alguns dos réus sabiam que o ar-condicionado do baú estava quebrado e incapaz de soprar ar fresco para os migrantes do lado de dentro do container.

Os quatro suspeitos recentemente presos compartilhavam rotas, guias, esconderijos e veículos, guardando alguns de seus caminhões e vagões em um estacionamento particular em San Antonio, disseram os promotores.

Um grande júri indiciou os quatro homens em 7 de junho por uma série de acusações de transporte ilegal que podem resultar em prisão perpétua caso sejam condenados, disse a Procuradoria dos EUA para o Distrito Oeste do Texas em um comunicado.

Por Nayá Fernandes, da Equipe de Comunicação, com informações da Reuters e Theexoduaroad.com

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]