Pesquisar

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2024

A Quaresma nos convida à penitência e a conversão, assimo como o Advento, quer nos levar a focar naquilo que realmente importa para a nossa fé, a saber: a manifestação de Deus na história humana que traz dignidade para toda a humanidade. É um momento privilegiado da manifestação gratuita de Deus em preparação para a Páscoa, celebração central no calendário litúrgico.

No contexto da Igreja Católica no Brasil, a caminhada quaresmal é vivida com a Campanha da Fraternidade, que objetiva conscientizar os fiéis sobre questões sociais, ambientais e econômicas. Cada ano a campanha aborda um tema específico relacionado a desafios enfrentados pela sociedade, incentivando a reflexão e ações concretas para promover a fraternidade e a solidariedade.

A combinação entre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade proporciona um período de reflexão e engajamento na busca de uma sociedade mais justa e fraterna. O tempo litúrgico da Quaresma, com seus apelos ao espírito penitencial e à conversão, quer centralizar os cristãos para que sejam capazes de discernir o momento de Graça, que é a manifestação de Deus, trazendo vida e dignidade para toda a humanidade.

Os desafios trazidos pela Campanha da Fraternidade deste ano se relacionam com a nossa convivência humana e suas diversas dinâmicas e possibilidades. Sabemos que o animal humano não nasce pronto, ou seja, o tempo de gestação é insuficiente para a sua formação. Sendo assim, o período de aprendizagem se extende para além do ventre materno e ocupa todo o tempo de sua vida. Desta forma, afirmamos que o desenvolvimento humano acontece em sociedade, no ser cuidado pelos outros e no cuidar dos outros. Não existe vida humana sem cuidado!

O ser humano é inerentemente um ser social, o que significa que tem uma natureza que o impulsiona a se envolver em interações sociais e estabelecer conexões com outros membros da sociedade. Desde os primórdios da história humana, a vida em comunidade tem sido fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência da espécie.

É nesse desenvolver social humano que reside as maiores tensões. As relações humanas são tensas por natureza, pois, o ser humano é livre e sempre pode superar ou não as expectativas confiadas. E muitas vezes, as tensões das interações humanas excedem e ameaçam a própria convivência e a dignidade humana. As estas tensões, damos vários nomes: ódio, racismo, xenofobia, homofobia etc. Portanto, a amizade social que nos apresenta a Campanha da Fraternidade, é tão necessária, urgente, humana e cristã. E nos ajuda a focar no que realmente importa!

Por Wellington Barros, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]