Migrantes tentavam chegar até as Ilhas Canárias; entre eles estavam mulheres e crianças
O serviço de Salvamento Marítimo da Espanha resgatou durante a madrugada dessa segunda-feira 22, uma embarcação com 61 imigrantes próximo a Fuerteventura, no arquipélago das Ilhas Canárias. Durante o fim de semana, pelo menos outros 44 migrantes foram resgatados do mar.
Os imigrantes, de origem subsaariana, foram encontrados em um barco de borracha a cerca de 66km da costa de Fuerteventura. Entre eles estavam 15 mulheres e quatro crianças, de acordo com a EFE.
No sábado, 20, a equipe do Salvamento Marítimo resgatou próximo à costa de Lanzarote, também nas Canárias, 44 imigrantes de origem magrebi, entre os quais estavam oito menores de idade. De acordo com as autoridades, os migrantes estavam em bom estado de saúde e haviam saído há quase cinco dias da cidade de Safí, no Marrocos.
Recentemente, quase 300 migrantes foram resgatados do mar em uma só noite próximo às costas espanholas. Na última segunda-feira, 15, foi resgatado próximo a Fuerteventura um barco com 47 migrantes, dentre os quais três estavam mortos.
Segundo dados do Ministério do Interior da Espanha, pelo menos 8.700 migrantes chegaram no país pelas Ilhas Canárias no primeiro semestre de 2022. Desde o início do ano, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que mais de 300 pessoas morreram ou desapareceram na rota migratória do Atlântico, enquanto tentavam chegar até a Espanha.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual