Em 2022, pelo menos 8.740 migrantes já chegaram na Espanha pelo mar
O serviço de Salvamento Marítimo da Espanha anunciou nessa sexta-feira, 12, o resgate de 392 pessoas durante a noite passada nas costas das Ilhas Canárias. Os migrantes estavam em oito embarcações e viajavam em condições precárias.
De acordo com o Salvamento Marítimo, entre as pessoas resgatadas estão uma criança e uma mulher grávida, que foram retiradas do mar por um helicóptero, depois de a embarcação em que viajavam ter virado, deixando seus oito ocupantes à deriva na água. De acordo com as autoridades espanholas, a criança está num estado considerado crítico.
Além das pessoas resgatadas, de acordo com as autoridades espanholas, outros 15 migrantes chegaram à ilha de Lanzarote, no arquipélago das Ilhas Canárias, durante a noite, depois de desembarcarem em uma praia por meios próprios.
Segundo dados do Ministério do Interior espanhol, pelo menos 8.740 migrantes chegaram no país pelas Ilhas Canárias no primeiro semestre de 2022. Desde o início do ano, pelo menos 311 pessoas morreram ou desapareceram na rota migratória do Atlântico tentando chegar até a Espanha, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Em 2021, foram 1.100 mortes ou desaparecimentos na mesma rota.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual