No domingo, 06, aconteceram as Romarias Scalabrinianas ao Santuário Nacional de Aparecida/SP e ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS, que celebraram o encerramento do Ano Scalabriniano e a Canonização de São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. As Romarias tiveram a participação de Irmãs, Padres, Leigos e jovens. Leia como o dia foi celebrado nas duas cidades abaixo.
Santuário Nacional de Aparecida – Aparecida/SP
No Santuário Nacional de Aparecida/SP, a Família Scalabriniana participou da Missa das 8h, celebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Durante a homilia, Dom Orlando destacou a humanidade dos Santos da Igreja. “Veja João Batista Scalabrini, fundador da Família Scalabriniana, quanta humanidade, sentindo a dor dos migrantes, com tanto humanismo”, disse.
Ao falar da atuação da Família Scalabriniana, Dom Orlando ressaltou o trabalho em prol dos migrantes. “Ó feliz e bendita Família Scalabriniana”, disse, “porque vocês são servos e servas dos migrantes, que não tem casa, não tem dignidade, não tem documentos”, prosseguiu.
“Bem-aventurados vocês, Scalabrinianos e Scalabrinianas, bons anjos de nossos irmãos e irmãs, tão feridos injustamente por causa da guerra, da fome e de tantos problemas. E vocês estão acolhendo nos seus braços os milhões de migrantes da Ucrânia, da Venezuela, aqui no Brasil, do Haiti. São esses os pais e as mães dessa gente ferida.
Ó feliz e bendita Família Carlista, ministros e ministras dos migrantes, pais e mães dos migrantes, amigos e irmãos dos migrantes, verdadeiros guias dos migrantes. Que Jesus, Nossa Senhora e São José devem estar felicíssimos com esta congregação. Sabe por quê? Porque Jesus, Maria e José foram migrantes para o Egito. Abraão foi o primeiro migrante da fé. Moisés foi migrante. O povo de Deus foi migrante. E assim até hoje. Nós queremos agradecer à Divina Providência, que inspirou São João Batista Scalabrini, hoje Santo, para que nós também participemos desta santa pastoral: o cuidado dos migrantes.”
Ao final da homilia, Dom Orlando Brandes pediu um momento de silêncio pelas Vocações Scalabrinianas. Ao final da Missa, as Irmãs e Padres Scalabrinianos presentes deram a Bênção Final junto ao Arcebispo, na qual pediram a intercessão de São João Batista Scalabrini.
Durante a Romaria em Aparecida, os participantes ainda realizaram o Caminho do Rosário, onde foi rezado o terço e, ao final, foi realizada uma apresentação sobre Scalabrini.
Santuário Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS
As celebrações em Farroupilha/RS tiveram início às 10h, com a acolhida aos romeiros, seguida por um Momento de Espiritualidade e uma visita ao Santuário Velho, que foi seguida pelo almoço e pela Oração do Terço, que antecedeu a Missa.
Ao acolher os romeiros, o Reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, que também participou dos momentos de fraternidade, de oração e eucarísticos, refletiu sobre a realização da romaria. “Nossa Senhora sempre prepara suas surpresas, hoje celebrando a solenidade de Todos os Santos, tivemos a grata satisfação de receber a IV Romaria da Família Scalabriniana. É uma presença muito significativa, pois no dia 17 de outubro de 1904 Scalabrini esteve neste lugar, este santo pisou nesta terra, esteve no Santuário Antigo e proferiu uma linda homilia”, disse.
Ele ainda recordou a missão e carisma de Scalabrini. “São João Batista Scalabrini foi um homem que sustentou a sua vida, a sua missão pelo mundo afora, e pelo Espírito Santo trouxe a Igreja, um carisma missionário. O tripé que sustentou sua vida inteira, sua intimidade com o crucificado, uma vida íntima com Jesus Eucarístico e uma vida entregue nas mãos de Nossa Senhora. Estamos com o coração cheio de alegria por receber a Família Scalabriniana”, concluiu.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual