Pesquisar

100 mil migrantes e refugiados da Venezuela já foram interiorizados no Brasil

Mais de 438 mil migrantes e refugiados da Venezuela vivem no Brasil atualmente

Na última quinta-feira, 30, a Operação Acolhida, do Governo Federal, atingiu a marca de 100 mil migrantes e refugiados da Venezuela interiorizados no Brasil. A iniciativa é uma resposta humanitária do Governo brasileiro com diversos organismos ao fluxo de migrantes venezuelanos que chegam principalmente a Pacaraima e Boa Vista, em Roraima.

A marca dos 100 mil interiorizados foi atingida com um voo que transportou 144 migrantes e refugiados venezuelanos até Curitiba, Paraná, de onde foram levados por via terrestre a dez cidades dos Estados do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a venezuelana Maritxa, de 57 anos, foi a passageira número 100 mil a ser interiorizada. Ela estava acolhida há 17 dias no Posto de Recepção e Apoio (PRA) em Boa Vista, Roraima, e viajou com o filho de 28 anos, a filha de 23 e a neta de dois anos para reencontrar, em Cascavel (PR) outro filho e o esposo, após cinco anos distantes. “Sou grata à Operação Acolhida, se não tivéssemos aqui no Posto de Recepção e Apoio, estaríamos na rua”, afirmou.

De acordo com o Ministério, mais de 930 municípios em todo o Brasil já receberam migrantes e refugiados da Venezuela durante os cinco anos da Operação Acolhida. “Integrado com organismos internacionais, organizações da sociedade civil, Forças Armadas, estados e municípios nós queremos tratar bem as pessoas refugiadas e migrantes que chegam ao nosso país”, destacou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

De acordo com dados da Plataforma Regional de Coordenação Interagencial R4V, estima-se que 438.252 venezuelanos vivam no Brasil atualmente. Desses, 365.105 possuem autorização de residência e outros 53.307 são reconhecidos como refugiados.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]