São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, foi citado pelo Papa Leão XIV em sua primeira Exortação Apostólica, “Dilexi Te”, publicada nesta quinta-feira, 9, data em que se recordam, também, os 3 anos da canonização de São Scalabrini pelo Papa Francisco.
Em sua reflexão sobre o acompanhamento aos migrantes, ele recorda a atuação de São Scalabrini no cuidado pastoral dos migrantes, destacando a fundação das Congregações Scalabrinianas para acompanhar e prestar assistência espiritual, jurídica e material aos migrantes em suas comunidades de destino. “Nos migrantes viu destinatários de uma nova evangelização, alertando para os riscos da exploração e da perda da fé em terra estrangeira”, sublinha o Papa, que ressalta que São Scalabrini correspondeu com generosidade ao carisma dado a ele por Deus.
Leia a Exortação Apostólica “Dilexi Te” na íntegra em: https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/apost_exhortations/documents/20251004-dilexi-te.html
Do Serviço de Comunicação