Pesquisar

Scalabrinianas caminhando com os migrantes e refugiados: às vésperas do V Seminário Congregacional de Pastoral dos Migrantes e Refugiados

Estamos nos aproximando da realização, pelas Irmãs Scalabrinianas, do V Seminário Congregacional de Pastoral dos Migrantes e Refugiados, que será realizado na sede do CELAM em Bogotá, entre os dias 05 e 08 de março, com o tema: “A caminho com os migrantes e refugiados com audácia e esperança” e o lema: “Peregrinas da esperança”. O evento está fundamentado na missão das Irmãs Scalabrinianas, que é o serviço evangélico e missionário aos migrantes e refugiados, especialmente aos mais pobres e necessitados, elas consagram a vida a Jesus Cristo, segundo as exigências do carisma.

A Igreja é enriquecida e construída na diversidade de carismas, por isso, todo carisma é concebido como um dom de Deus para fortalecer a missão da Igreja. Não há carisma para si ou para um pequeno grupo. Carisma só há para servir à comunidade, aos homens e mulheres, aos amigos e inimigos. O carisma das Irmãs Scalabrinianas está presente no cuidado pastoral e na assistência aos migrantes e refugiados e pessoas em movimento.

Por ação pastoral entendemos a totalidade da ação da Igreja e dos cristãos, a partir da prática de Jesus, para instaurar o Reino de Deus. A pastoral, portanto, é o serviço salvífico da Igreja, cujo fundamento encontra-se no desígnio universal de salvação de Deus. Em Jesus Cristo, Deus confiou à Igreja a realização desse serviço como continuidade, o pastoreio, desse modo, relaciona-se sempre com as duas partes envolvidas na história da Salvação: Deus e o ser humano.

Por ser responsável diante de Deus e da sua revelação, a pastoral deve ser também um serviço ao ser humano. De origens bíblicas, a pastoral expressa o amor de Deus revelado na história de Israel. Os cuidados divinos traduzem-se na retirada do povo da escravidão, para conduzi-lo pelo deserto. Essa ação é comparada à imagem do pastor que conduz o rebanho e suas ovelhas (cf. Sl 78,52). Para as Irmãs Scalabrinianas, o cuidado pastoral dos migrantes e refugiados acontecem através de ações concretas que buscam acolher, apoiar e promover o bem-estar espiritual e social dessas pessoas e comunidades muitas vezes vulneráveis, em conformidade com os ensinamentos evangélicos e eclesiais. O carisma reflete o compromisso com a solidariedade e a justiça social, especialmente em relação aos desafios enfrentados pelas pessoas em mobilidade.

O cuidado pastoral para com os migrantes e refugiados não é monopólio de nenhuma instituição, seja ela pública, privada ou religiosa. Os desafios envolvem várias instâncias de governos, sociedade civil, Igrejas, organizações não governamentais, entidades, movimentos sociais. E nesse contexto está presente desde 25 de outubro de 1895, o testemunho das Irmãs Scalabrinianas, Leigos Missionários Scalabrinianos, voluntários e colaboradores.

O V Seminário foi preparado contando com a participação dos diversos serviços desenvolvidos pelas Irmãs Scalabrinianas nos países em que elas marcam presença, além das Irmãs contribuíram leigos, voluntários e colaboradores. O caminho preparatório foi inspirado no método “ver, julgar e agir”, que é uma abordagem de processos de reflexão e tomada de decisão, especialmente em contextos sociais e pastorais. Envolve observar a realidade, analisar criticamente, formar juízo e, finalmente, agir de acordo com os princípios e valores identificados durante o processo.

Por isso, a programação do Seminário contará com momentos de apresentação da etapa preparatória, mas sobretudo, com análise crítica da realidade e perspectivas de ações. Sem dúvidas, será um momento de discernimento das diversas atuações, para que assim, o carisma das Irmãs Scalabrinianas possa estar ainda mais em sintonia com os acontecimentos e desafios atuais da migração e do refúgio. O Espírito divino, que impulsiona a Igreja e seus carismas não precisa dos nossos louvores, mas do nosso agir. E é por isso e para isso que Ele nos dá gratuitamente os dons e carismas. É um momento de ouvir a sua voz nos acontecimentos e nas necessidades que nos provocam para que coloquemos em prática o carisma das Irmãs Scalabrinianas onde existe não só urgência e necessidade, mas, sobretudo, vida e esperança.

O desafio está lançado! Vamos caminhar rumo à novas descobertas e atuações do carisma contando com o auxílio daquele Espírito de inovação e liberdade que não tem medo das coisas novas e dos passos jamais dados. A Igreja e, consequentemente a Congregação das Irmãs Scalabrinianas, não é um corpo estático e cimentado para todos os tempos; pelo contrário, a Igreja se revela também como um acontecimento do Espírito Santo: uma comunidade de pessoas comprometidas com a causa de Jesus, sempre a caminho e sempre se renovando, de tal maneira que crie as tarefas conforme as necessidades surgidas e os carismas existentes, especificamente, das Irmãs Scalabrinianas.

Por Wellington Barros

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]