Na sexta-feira, 25 de outubro, as Scalabrinianas celebraram os 129 anos de fundação da Congregação e os 10 anos da Beatificação de Madre Assunta Marchetti, a primeira Irmã Scalabriniana, além da III Assembleia Provincial da PMMM. Confira aqui as comemorações realizadas nas várias comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes.
Hospital Mãe de Deus e AESC
Nos dias 24 e 25 foram realizadas atividades alusivas aos 129 anos da Congregação junto aos colaboradores da AESC em Porto Alegre. No dia 24, foram reunidos os gestores e realizado um momento de partilha e agradecimento pelo empenho e engajamento das lideranças com o Carisma e Missão Congregacional. O ramo de Oliveira foi apresentado como um símbolo do recomeço e esperança após o episódio das enchentes que impactaram direta e indiretamente todas as unidades da AESC, assim como os próprios colaboradores.
No dia 25, na Paróquia Menino Deus foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 129 anos da Congregação MSCS e 10° aniversário de beatificação da Bem-Aventurada Assunta Marchetti. A Missa foi celebrada por Dom Bertilo Morsch, bispo auxiliar de Porto Alegre e pelos padres: Frei Hélio Costa, OFMcap, capelão do Hospital Mae de Deus, Pe. Roque Machado, Pároco e Pe. João Piccolli. Fizeram-se presentes as Irmãs MSCS que atuam na área da saúde, gestores, médicos, colaboradores das áreas assistenciais e administrativas dos Hospitais e CAPS AD III e IV, assim como do Escritório CSC de Porto Alegre.
Em sua Homilia Dom Bertilo frisou a importância do legado de Madre Assunta para a missão da Congregação Scalabriniana, assim como a riqueza da espiritualidade Scalabriniana como um presente para todos os colaboradores que participam dessa missão. “Sorri-nos uma grande esperança” (Madre Assunta)
Santa Rita/Paraguay
Celebración en gratitud por los 129 años de la Congregación en misión y los 10 años de la Beatificación de Madre Assunta Marchetti en la Parroquia Santa Rita, Paraguay, con la participación de las dos Comunidades de las Scalabrinianas: Ciudade del Este y Santa Rita.
III Assembleia Provincial – Jundiaí/SP
A Irmãs presentes na III Assembleia Provincial da PMMM celebraram os 129 anos da Congregação e os 10 anos da Beatificação de Madre Assunta com uma missa no encerramento da Assembleia, seguido por um almoço celebrativo.
Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Caxias do Sul/RS
As Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, de Caxias do Sul/RS, celebraram 129 anos de história, dando continuidade a missão na Igreja e no mundo das migrações e refugiados, e os 10 Anos da Beatificação da primeira Irmã, Madre Assunta Marchetti.
Nova Bréscia/RS
As Irmãs Scalabrinianas de Nova Bréscia/RS celebraram os 129 anos da Fundação da Congregação e os 10 anos da Beatificação de Madre Assunta com uma Missa.
Comunidade Instituto Cristo Rei – Passo Fundo/RS
Celebração festiva dos 129 anos da Congregação e 10 anos da Beatificação de Madre Assunta na Comunidade Instituto Cristo Rei, de Passo Fundo/RS.
Boa Vista/RR
Na sexta-feira, 25, a celebração dos 129 anos da Congregação e os 10 anos da Beatificação de Madre Assunta em Boa Vista/RR foi realizada com uma missa especial, presidida pelo padre Luiz Butteon, que reuniu irmãs, fiéis, missionários e migrantes para homenagear a jornada desta congregação e de sua cofundadora, Madre Assunta.
Padre Luiz Butteon destacou na celebração a relevância da missão Scalabriniana nos dias atuais. “A acolhida, o respeito e o cuidado com os migrantes são princípios que sustentam a missão da congregação. Madre Assunta e São João Batista Scalabrini nos deixaram um legado que ultrapassa gerações e fronteiras. Celebrar essa data é honrar cada ato de generosidade e acolhimento que dedicaram a milhares de pessoas que, como muitos aqui presentes, enfrentam desafios em terras desconhecidas.”
A Irmã Terezinha Santin destaca que “celebrar esses 129 anos de nossa congregação e os 10 anos da beatificação de Madre Assunta é renovar nosso compromisso de acolher e servir com amor e dedicação. Madre Assunta nos ensinou que cada migrante que chega até nós carrega uma história e uma esperança, e nosso dever é ser o abraço e o apoio que eles precisam. Aqui em Roraima, entre tantos irmãos e irmãs que enfrentam desafios para reconstruir suas vidas, temos a missão de levar fé, coragem e um sentido de pertencimento. Que possamos, como ela, ser luz para aqueles que buscam um novo caminho.”
Da Equipe de Comunicação, com a colaboração de Libia López e das Irmãs