Pesquisar

Scalabrinianas emitem nota de repúdio diante de caso de xenofobia na Câmara de Caxias do Sul

As Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes emitiram na tarde desta sexta-feira, dia 03, uma nota de repúdio após a manifestação xenofóbica do vereador Sandro Fantinel (Ex-Patriotas) contra os trabalhadores baianos na Câmara de Caxias do Sul na última terça-feira dia 28.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

É com profunda consternação que a Província Maria Mãe dos Migrantes – PMMM repudia veementemente qualquer forma de declaração, seja ela racista, xenofóbica, sexista ou qualquer outra que desrespeite os direitos humanos. Acreditamos, na Província, que todos os seres humanos devem ser tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua cor, raça, etnia, gênero ou orientação sexual.

Reconhecemos que a diversidade e a pluralidade são a riqueza da humanidade e que o mundo tem espaço para todos. Não podemos admitir que a intolerância e o preconceito nos dividam e nos impeçam de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Devemos respeitar a diversidade e trabalhar juntos para promover a inclusão e a igualdade.

Como nos ensinou São João Batista Scalabrini, educar é tirar os sapatos quando encontramos outra cultura, caso contrário corremos o risco de pisotear um sonho maior que o nosso e de esquecermos que Deus passou por aqueles lugares bem antes de chegarmos. Essa é uma lição valiosa de que devemos lembrar sempre que nos depararmos com pessoas de diferentes origens e culturas. Devemos estar abertos a aprender com elas e compartilhar nossas próprias experiências de vida, de forma a nos enriquecermos mutuamente.

É inadmissível, em um país de dimensões continentais como o Brasil, qualquer tentativa de justificar violações da ordem jurídica desfigurando perfis étnicos, transformando-os retoricamente em arquétipos caricatos, preconceituosos e ofensivos a culturas que, juntas, enriquecem nossa nação. Mais do que isso, sendo a Lei fundamental para a manutenção da ordem social fraterna, cabe a cada cidadão e entidade zelar por seu cumprimento, em especial junto àqueles que, pela forma representativa de democracia vigente, exigir igual correção junto aos Poderes.

É nesse ímpeto de fraternidade que reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade e da diversidade, e pedimos a todos que se unam a nós nessa luta contra todas as formas de discriminação. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e inclusivo, onde todos tenham direito a uma vida digna e respeitosa.

Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas – MSCS

Provincia Maria, Mãe dos Migrantes – PMMM

Associação Educadora São Carlos –   AESC

Centro de Atendimento ao Migrante – CAM

Por Wellington Barros, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]