Pesquisar

Scalabrinianas marcam presença na COP30

Representando a Congregação das Irmãs Scalabrinianas, as Irmãs Rosita Milesi e Maria do Carmo Gandra, juntamente com o colaborador Adriano Pistorelo, estão participando da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontece até 21 de novembro em Belém/PA.

A COP30 teve início em 11 de novembro e reúne líderes de quase 200 países, além de representantes da sociedade civil, povos indígenas e organizações ambientais. O encontro marca uma década do Acordo de Paris, firmado em 2015, e deve impulsionar novas metas de redução de emissões e financiamento climático. A escolha da Amazônia como sede reforça o papel estratégico das florestas tropicais na contenção do aquecimento global e na preservação da biodiversidade.

13/11 –

Na sexta-feira, 14, as Scalabrinianas marcaram presença no evento “Mudanças climáticas e mobilidade humana” com o ACNUR, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), representadas por Adriano Pistorelo. Ele participou, também, de atividades da Cúpula dos Povos.

13/11 – Participação da Ir. Rosita Milesi no painel do ACNUR

Na quinta-feira, 13, a Irmã Rosita Milesi, Diretora do IMDH, participou do painel “Enraizados na Resiliência: Refugiados Enfrentando Desafios Climáticos” do ACNUR (Agência da ONU para os Refugiados). O painel contou, ainda, com a participação de Alfonso Herrera, ator mexicano e Embaixador da Boa Vontade do ACNUR e Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil, além de uma delegação de pessoas refugiadas do ACNUR, bem como de representantes do IEB.

Durante o painel, Alfonso Herrera destacou a importância do trabalho da Irmã Rosita, que recebeu o Prêmio Nansen global em 2024. “O que acabo de viver agorinha com a Irmã Rosita é muito poderoso. O trabalho que ela faz, o compromisso que tem é impressionante”, disse.

As Scalabrinianas estiveram, ainda, representadas pela Ir. Maria do Carmo Gandra, Ir. Rosita Milesi e Adriano Pistorelo na celebração dos 25 anos da Vivat International, que reuniu representantes das 12 Congregações que fazem parte da organização.

Representadas por Adriano Pistorelo, as Scalabrinianas marcaram presença no painel “Mulheres, poder e clima”, que teve a participação de Michele Bacheler e Carmen Lúcia. Adriano realizou, ainda, uma apresentação durante evento da UFPA.

12/11 – Abertura da Cúpula dos Povos

Representando as Scalabrinianas, Adriano Pistorelo participou da abertura da Cúpula dos Povos na COP30 na quarta-feira, 12. O evento contou com a participação de diversas entidades da sociedade civil.

O evento de abertura foi iniciado com uma barqueada, durante a qual várias instituições navegaram do Porto de Guamá até a zona das barcas próximo ao Ver-o-Peso, em um momento de manifestação sobre as questões climáticas, ambientais e violações das terras dos povos indígenas e povos quilombolas.

Do Serviço de Comunicação, com informações de Adriano Pistorelo e Ir. Rosita Milesi

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2025
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados