Aconteceu no domingo, 05, a celebração do 111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado em São Paulo/SP, organizada pela Rede CLAMOR São Paulo. Para celebrar a data, foi realizada uma caminhada até a Catedral da Sé, seguida pela celebração da Santa Missa. Entre os participantes estavam as Irmãs Scalabrinianas e migrantes acolhidos pela Missão Scalabriniana Pari.
Durante a concentração no Pátio do Colégio, de onde saiu a caminhada, foram saudados os peregrinos da esperança da América do Sul, América Central, continente africano e do continente asiático, bem como as instituições e organizações que acolhem e acompanham os migrantes em São Paulo.
A caminhada teve expressiva participação de migrantes de diversos países. Na Catedral da Sé, os participantes foram acolhidos e passaram pela porta central, tocando na porta em recordação ao Jubileu dos Migrantes, celebrado nos dias 4 e 5 de outubro em Roma.
A Rede CLAMOR (Rede Eclesial Latino-americana e Caribenha de Migração, Deslocamento, Refúgio e Tráfico de Pessoas) é afiliada ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e articula o trabalho pastoral das organizações da Igreja Católica na América Latina e no Caribe que acolhem, protegem, promovem e integram migrantes, pessoas deslocadas, refugiadas e vítimas de tráfico. Entre os membros da Rede CLAMOR estão as Irmãs Scalabrinianas.









Por Ir. Inês Facioli, com o Serviço de Comunicação