Pesquisar

Scalabrinianas realizam Encontros Regionais 2024

Em 2024, os Encontros Regionais das Scalabrinianas refletem sobre o tema “Discernir – um processo vital para ser praticado durante a vida” que, através da reflexão e de dinâmicas, buscam dar elementos vivenciais para o aprofundamento e partilha, na convivência fraterna e no comprometimento da missão.

Acompanhe conosco esta programação e as fotos dos encontros.

17 de maio – Encontro Regional da Microrregião Pe. José Marchetti – Fortaleza/CE

Durante os dias 14 a 17 de maio as irmãs da Microrregião Pe. José Marchetti, estiveram reunidas em Fortaleza/Ceará, para o Encontro Regional, com a presença de 16 irmãs. Fizemos uma manhã de partilha da nossa vida, da nossa vocação e da nossa missão, foi um tempo muito rico, onde as irmãs, partilharam suas histórias e resgataram muitas memórias afetivas. Quando estamos felizes vocacionalmente, nossa vida missionária é leve e cheia de significativo.

O primeiro tema de formação do nosso encontro foi: Autocuidado e revitalização da Vida Consagrada Scalabriniana, com Assessoria de Ir Vilma Nogueira e Ir. Luzinete Araújo, Calvarianas. Passamos o dia na casa Betânia, casa do cuidado com acolhida dos leigos e leigas, músicas, cantos, orações. Realizamos vivências de resgate da autoestima, roda de terapia e outras. Foi um dia totalmente vivencial, através das práticas integrativas em saúde.

Nosso encontro foi marcado por momentos orantes e celebrativos, com leveza e reflexão sobre o cuidado da vida, pois, assim, estamos cuidando da nossa casa comum, onde Deus quer fazer sua morada. A noite cultural foi um espaço de risos, brincadeiras, revelação de amiga secreta e partilha de comidas típicas trazidas pelas comunidades.

O segundo tema de formação foi sobre o Discernimento, enquanto processo vital para ser praticado durante toda a vida. DISCERNIR é um ato importante que se refere a todas as pessoas, pois as escolhas constituem uma parte essencial da vida. É um exercício que exige tomar decisões, envolve afetos. Tomar. Ressignificar a vida, a existência, as faltas.

Encerramos esse encontro, com gostinho de quero mais. Sendo ele o primeiro presencial de nossa microrregião. Recordando o processo de preparação do encontro, através de: diálogo, consultas, desejos, realização. O ambiente estava maravilhoso, foi muito produtivo em todos os sentidos, e, sumamente importante nos encontrarmos entre Irmãs.

O grupo percebeu que o encontro foi muito bem preparado, organizado, o encontrar-se, o conhecer irmãs que não conhecíamos pessoalmente, esses dias teve um gosto todo especial. O tempo e o clima favoreceram realizar o programa do encontro. Foi fantástico deixar tudo e vir, como é bom nos desinstalar de tudo que temos, para viver novas experiências, destacamos também a presença das noviças do segundo ano que estão de estágios entre nós, o ar novo de jovialidade que elas nos proporcionaram.

Agora, voltamos para as nossas Galileias com esperanças e energias renovadas para continuar a missão.

Nossa gratidão a comunidade Missionaria Discípulas de Emaús de Fortaleza, que nos acolheu.

11 de maio – Encontro Regional da Microrregião Madre Assunta

No sábado, 11, aconteceu o encontro regional da microrregião Madre Assunta, que foi animado por Ir. Ana Conceição Sales. Participaram Irmãs das comunidades Instituto São Carlos e N. Sra. Aparecida.

04 de maio – Encontro Regional das comunidades de Porto Alegre e região – Porto Alegre/RS

Aconteceu no sábado, 04, o Encontro Regional das Irmãs das comunidades de Porto Alegre e região, na Casa Madre Assunta, em Porto Alegre/RS, sob a coordenação da Ir. Analita Candaten.

01 de maio – Encontro regional da Grande São Paulo, Aparecida, Vicente Carvalho e Santo André

Aconteceu na quarta-feira, 01 de maio, o Encontro Regional das Scalabrinianas da Grande São Paulo, Aparecida, Vicente Carvalho e Santo André, com a presença de 31 irmãs.

27 de abril – Primeiro Encontro Regional 2024 – Instituto São Carlos, Caxias do Sul/RS

Aconteceu no sábado, 27 de abril, no Instituto São Carlos, Caxias do Sul/RS o primeiro encontro regional das Scalabrinianas, conforme programação da Província Maria, Mãe dos Migrantes, com a participação de 48 irmãs das comunidades de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul. O encontro foi conduzido pelas Irmãs Scalabrinianas Analita Candaten e Neli Basso.

Da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
junho 2024
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]