Pesquisar

Superiora Provincial realiza Visita Canônica às comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes

Ir. Alda Monica Malvessi, Superiora Provincial das Scalabrinianas, iniciou na segunda-feira, 19 de fevereiro, a primeira etapa de sua Visita Canônica às comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes, que se estende até o mês de outubro.

Na primeira etapa da visita, Ir. Alda passará por comunidades do Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai, Angola, África do Sul e Moçambique.

A Visita Canônica da Superiora Provincial acontece uma vez a cada quadriênio, nos moldes da Visita Canônica da Superiora Geral, e, na fidelidade ao carisma scalabriniano, visando animar a vida religiosa e missionária das irmãs e comunidades.

Confira o programa completo da primeira etapa da Visita Canônica.

8 a 10 de julho – Comunidade Maria Mamana wa Vafambi, Maputo – Moçambique

Foi com muita alegria que no dia 08 de julho a comunidade Maria Mamana wa Vafambi, Maputo/MZ, recebeu a visita da Superiora Provincial Ir. Alda Malvessi e da Conselheira pelo Apostolado Ir. Vicentina Roque. Foram momentos de convivência partilha da vida e missão.

Aconteceram encontros com o Arcebispo de Maputo Dom João Carlos Nunes e o Bispo Auxiliar Dom Tonito Xavier Muananoua onde reconheceram e agradeceram a presença e trabalho das Irmãs na Arquidiocese, especialmente na CEMIRDE (Comissão Episcopal para Migrantes e Refugiados) onde a Ir. Marinês Biasibetti realiza sua missão como secretária Geral. “A CEMIRDE é uma das comissões da Conferência Episcopal que tem se destacado pelo incansável trabalho na promoção da vida, da dignidade e defesa dos direitos dos migrantes, Refugiados e assistência as vítimas do tráfico humanos em Moçambique”, disse.

Ainda ressaltou a necessidade de organizar o grupo de leigos Scalabrinianos e disponibilizou uma Paróquia em contexto de migração, para expandir a missão na Arquidiocese.

Ainda, as Irmãs tiveram a oportunidade de conhecer o Secretariado da CEMIRDE onde Ir. Marines realiza sua missão. Reuniram-se com os colaboradores, os quais partilharam os diferentes programas e projetos que realizam nas 12 dioceses e suas respectivas Paróquias, em Moçambique.

Também tiveram a oportunidade de interagir com o Secretário da Cáritas Moçambique e comissão Justiça e Paz.

As Irmãs concluíram a visita deixando uma mensagem de agradecimento e encorajamento pelo compromisso em prol das pessoas em mobilidade.

4 a 8 de julho – Comunidade Jesus Refugiado, Ressano Garcia – Moçambique

Nos dias 4 a 8 de julho, a comunidade Jesus Refugiado e o Centro João Batista Scalabrini de Ressano Garcia, Moçambique, acolheu a visita canônica da Superiora Provincial, Ir. Alda Mônica Malvessi, e a coordenadora da missão apostólica, Vicentina Roque dos Santos. A visita foi um tempo de graça, de encontro com as Irmãs, colaboradores, ativistas, crianças migrantes e comunidade eclesial. A presença delas foi de animação, incentivo e compromisso com a missão. Alegria e gratidão foram os sentimentos que perpassam nesse tempo de visita.

30 de junho a 4 de julho – Comunidade Kamogelo, Johannesburg – África do Sul

Durante os dias 30 de Junho a 4 de Julho, a superiora provincial Ir. Alda Monica Malvessi, juntamente com Ir. Vicentina Roque dos Santos, Conselheira Provincial do Apostolado, visitaram a comunidade Kamogelo de Johannesburg e os locais de missão de cada Irmã.

No dia 01 de Julho, Dia de Madre Assunta, a visita foi a Pretória, na Sede da Conferência Episcopal dos Bispos da Africa Austral (SACBC), que compreende os países de Africa do Sul, Eswatini e Botswana e também colabora na missão com Lesotho. As Irmãs visitaram o local onde Ir. Neide Lamperti, nomeada recentemente como coordenadora do departamento de Migrantes, Refugiados e do Tráfico Humano exerce a sua missão. Iniciaram a visita com a Celebração Eucarística na Capela da Conferência, conheceram o trabalho amplo realizado junto a migrantes, refugiados e na prevenção do trafico humano nos diferentes países. Além disso, as irmãs puderam conhecer as dependências da SACBC e conversaram com a Secretária responsável e com outros coordenadores de departamentos. Para concluir, foram convidadas a dar uma entrevista para o site da SACBC e ao Vatican News e conhecer os jardins do Union Building, sede da Presidência Sul Africana.

No dia seguinte, a visita aconteceu nas dependências do Bienvenu Shelter e no Madre Assunta Trainning Center, onde Ir. Marivane Chiesa exerce sua missão. As Irmãs Alda e Vicentina tiveram contato com as crianças da creche do Bienvenu Shelter, que alegremente as acolheram com apresentações, cantos e orações a São João Batista Scalabrini. Ao mesmo tempo, encontraram-se com os funcionários e residentes daquela missão. Da mesma forma a visita aconteceu nos espaços da casa Madre Assunta onde são oferecidos diversos cursos para as mulheres refugiadas. Foram momentos emocionantes em ver como a missão faz a diferença na vida de tantas mulheres e crianças refugiadas que vivem em Johannesburg.

No terceiro dia da visita, dia 03 de Julho, as Irmãs, juntamente com Ir. Marizete Garbin dirigiram-se na sede da Arquidiocese de Johannesburg para conhecer a Pastoral dos migrantes e refugiados. Ir Marizete exerce um amplo serviço de acolhida, formação, promoção humana, atendimento pastoral, assistencial, linguística, religiosa, de integração social a centenas de migrantes e refugiados provenientes de muitos países, independente de raça, cultura ou religião, seja na sede como em todas as paroquias da Arquidiocese. Conta com a ajuda de diversos colaboradores e doadores.

Após a visita nos três espaços de missão, Ir. Alda assim deixa registrado no livro de visita: “A missão das Irmãs em Johannesburg é tipicamente Scalabriniana, representa lindamente a Congregação na expressão genuína do Carisma Scalabriniano (…). Agradeço imensamente e de coração às Irmãs Neide, Marizete e Marivane pela dedicação total e pela tão expressiva missão que estão realizando. Suplico luzes e bênçãos do Espírito Santo para que possam continuar com esperança e fé em Jesus Cristo que está sempre presente como prometeu: “Estarei convosco todos os dias. Ide e anunciai o Evangelho até o fim dos tempos (Mt 28, 18-20)”.

A comunidade agradece à Ir. Alda e à Ir. Vicentina pela gentil visita e pela inspiradora mensagem de vida e esperança transmitida a toda a comunidade e às pessoas que encontraram ao longo destes dias.

27 a 29 de abril – Comunidad Sin Frontera- Ciudad del Este/Paraguay

Nos dias 27 a 29 de abril, a Superiora Provincial visitou as Irmãs da Comunidade Sin Frontera, de Ciudad del Este/Paraguay.

24 a 26 de abril – Comunidad Jesús Misionero – Santa Rita/Paraguay

Entre os dias 24 a 26 de abril, Ir. Alda visitou a Comunidade Jesús Misionero, de Santa Rita/Paraguay, onde esteve reunida com as Irmãs e Leigos Missionários Scalabrinianos.

26 a 29 de março – Comunidad Misioneras Scalabrinianas – Santa Cruz de la Sierra/Bolívia

El 26 de marzo la Comunidad Misioneras Scalabrinianas, de Santa Cruz de la Sierra – Bolívia ha recibido la visita de la Superiora Provincial, Hna. Alda Monica Malvessi. Fue un placer y muy significativo compartir nuestra vida y misión durante la Semana Santa de 26 a 31 de marzo, participando del triduo Pascual, sobre todo la Noche Santa de la Resurrección, que fue muy solemnemente celebrada.

Durante la visita hemos reflexionado en comunidad el tema de la sinodalidad y la vida de la Congregación, o sea nuestra vida. Visitamos el arzobispo Mons. Rene Leigue con una cordial y expresiva acogida. Después del encuentro con el arzobispo hemos podido visitar la Basilica San Lorenzo (catedral) y centro de la Ciudad.

Hemos tenido un encuentro con las agentes de Pastoral (funcionarias) y voluntarios donde han conocido más de cerca la realidad de nuestra misión. Participaran con nosotras en almuerzos con los migrantes y conocido toda la organización quier de la Casa de Acogida, así como de la Pastoral de Movilidad Humana, donde presentamos nuestros logros como nuestros desafíos.

Agradecemos la presencia amiga y el compartir la vida y misión que nos anima a seguir adelante con mucha fe y esperanza en nuestra vida.

16 a 19 de março – Comunidad San Carlos – Quito/Equador

El 16 de marzo la comunidad San Carlos – Quito/Ecuador ha recibido la visita de la Superiora Provincial, Hna. Alda Monica Malvessi, en Visita Canónica, y Hna. Vicentina Roque dos Santos, responsable del Apostolado de la Provincia María Madre de los Migrantes. La visita Canónica es una experiencia significativa de animación que se realiza en el espíritu de la propia familia religiosa Scalabriniana animando a la comunidad en Espíritu y Misión propia de fundación.

En este primer día hubo una reunión entre la Superiora Provincial, las hermanas de la comunidad y los responsables de finanzas y coordinación de programas. Un espacio en el que pudo conocer el accionar de la Misión a través de las diversas áreas y las Agencias financiadoras de los procesos.

En el segundo día de la Visita Canónica Hna. Alda estuvo en el Canton Pujili – Provincia de Cotopaxi en un encuentro con el equipo de Misión Scalabriniana que trabaja un programa con mujeres transformando comunidades y del programa de Medios de vida.

La visita tuvo como objetivo conocer y escuchar las historias de vida del grupo de mujeres mayormente formada por comunidades Indígenas y en el segundo momento pudo visitar los grupos de auto ahorro y préstamos y las experiencias de Economía Social y Solidaria. Fue un momento significativo de aprendizaje y sentir la esperanza y deseo de crecer en estos espacios en el que participan los diversos grupos.

En el cierre de la Visita Canónica, la Hna. Alda juntamente con la comunidad estuvieron reunidas con el Nuncio Apostólico Mons. Andres Carrascosa, los Obispos de las diferentes Diócesis de presencia de la Misión Scalabriniana, el presidente y secretario ejecutivo de la Pastoral Social Caritas y representantes de Unión Europea y ACNUR. Este breve encuentro fue un momento de gracia y bendición, una mirada con esperanza a través del compartir fraterno y el deseo de seguir fortaleciendo la Misión Scalabriniana en clave Sinodal en una Iglesia en salida al encuentro de los más necesitados, especialmente nuestros hermanos y hermanas en situación de Movilidad Humana.

09 a 16 de março – Comunidad San Carlos e Comunidad Madre Assunta – Bogotá/Colômbia

Entre os dias 09 e 16 de março, a Superiora Provincial visitou as Irmãs das Comunidades São Carlos e Madre Assunta, de Bogotá/Colômbia.

19 a 26 de fevereiro – Comunidade Instituto São Carlos e Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Jundiaí/SP

Entre os dias 19 a 26 de fevereiro, a Superiora Provincial, Ir. Alda Monica Malvessi, visitou as Irmãs das comunidades Nossa Senhora Aparecida e Instituto São Carlos, de Jundiaí/SP.

Durante a visita aconteceram momentos de oração, celebrações, convivência, diálogo e reflexão do tema: Missão da comunidade, Igreja e vida religiosa sinodal.

Da Equipe de Comunicação com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?