“Eu nunca te esquecerei” (Is 49,15) foi o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em 26 de outubro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 10, em comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
O comunicado destaca que o tema, extraído do livro do profeta Isaias, busca destacar “como o amor de Deus por cada pessoa nunca falha, nem mesmo na fragilidade da velhice”.
No texto, o Dicastério pontua que o versículo escolhido busca ser uma “mensagem de consolo e esperança para todos os avós e idosos, especialmente aqueles que vivem sozinhos ou se sentem esquecidos” e, ao mesmo tempo, é um lembrete para as famílias e comunidades eclesiais de que não devem esquecer os idosos, mas reconhecer neles uma presença preciosa e uma bênção.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído em 2021 pelo Papa Francisco e é celebrado no quarto domingo de julho. Em 2026, a data coincide com a festa de São Joaquim e Santa Ana, em 26 de julho. Por esse motivo, o Papa Leão XIV convida todos a celebrarem a data com uma liturgia eucarística na Catedral de cada diocese.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida exorta, ainda, as Igrejas, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo a encontrarem formas de promover a data nos contextos locais.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação












