Pesquisar

TV Assembleia destaca luta por direitos e dignidade dos migrantes no RS

A TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul dedicou o Programa Democracia de quinta-feira, 26, às ações realizadas na 6ª Semana do Migrante, promovida pelo Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do RS, em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. O programa entrevistou Adriano Pistorelo, coordenador do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), e Elton Bozzetto, do Fórum Permanente de Mobilidade Humana.

Entre os temas tratados na entrevista, foram discutidos os direitos dos migrantes e o preconceito e desafios enfrentados pelas pessoas em mobilidade, que, muitas vezes, são reforçados por termos incorretos utilizados ainda hoje. Além disso, também foi discutida a demora no acesso à regularização migratória pelos migrantes, em especial na região de Caxias do Sul/RS, e o impacto que isso tem nas vidas dos trabalhadores migrantes.

Ainda, foram discutidos os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, quando milhares de pessoas foram deslocadas pelas inundações, entre elas milhares de migrantes e refugiados. Além disso, foram tratadas, ainda, sobre as categorizações das pessoas em mobilidade, como migrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.

Assista a entrevista completa.

Do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados