Pesquisar

Uma nova travessia missionária: Scalabrinianas chegam a Diamantina

No domingo, 24, as Irmãs Scalabrinianas deram início a uma nova missão em Diamantina/MG. O acontecimento se insere no contexto do Mês Vocacional da Igreja do Brasil, marcado pelo convite a sermos “Peregrinas de Esperança”.

A nova missão terá como foco principal o acompanhamento das juventudes, com atenção especial à juventude universitária e aos grupos de jovens paroquiais, além de uma presença significativa na área da saúde.

Três irmãs assumem esta nova caminhada missionária:
● Ir. Maria Helena Aparecida, que até então se encontrava em Monte Alto/SP;
● Ir. Maria Lelis da Silva, que retornou de Roma/Itália, onde realizava seus estudos;
● Ir. Maria de Lourdes Araújo, que vinha atuando em São Paulo/SP na animação vocacional.

Na celebração de abertura, presidida por Dom Darci José Nicioli, Arcebispo da Arquidiocese de Diamantina, destacou-se o apelo feito às Scalabrinianas para serem presença junto aos universitários e nas obras sociais da Igreja local. O arcebispo sublinhou a importância de uma presença animadora nas pastorais e ressaltou que a experiência missionária das Scalabrinianas em diversas partes do mundo pode enriquecer e fortalecer a ação social desta Igreja local.

Ao final, Dom Darci convidou o povo a acolher e proteger as irmãs, afirmando: “Vocês ganharam três novas amigas, pois elas farão parte das famílias deste bairro… São Scalabrini, Madre Assunta e Padre José Marchetti estão em festa no céu, pois aquilo que sonharam se concretiza hoje com a presença das Scalabrinianas neste espaço de missão. É bom fazer o bem. O bem é contagiante…”.

Em mensagem enviada para a ocasião, Ir. Alda Monica Malvessi agradeceu a Deus e à Igreja local, recordando as palavras de São Scalabrini no envio das primeiras irmãs às Américas: “Ide, ó novos apóstolos de Jesus Cristo; ide, mensageiros velozes… ao povo que vos espera…”. E acrescentou: “Vossa missão é estar com este povo que forma a Igreja de Diamantina e, em comunhão com a diocese, ser testemunhas do Reino e colaborar para que este Reino floresça e cresça sempre mais.”

Já Ir. Ana Conceição Sales, em agradecimento presencial, ressaltou o júbilo da Congregação pela abertura desta missão, neste ano em que celebra seus 130 anos de fundação. Ela recordou o envio das primeiras irmãs e a continuidade dessa história missionária, ainda hoje:

“Nossa travessia agora é em Diamantina! O próprio nome sugere valor: não apenas por ter sido o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII, mas porque aqui encontramos uma Igreja viva, de comunhão e participação! Nossa missão terá como foco principal o acompanhamento das juventudes, especialmente a universitária e os grupos de jovens paroquiais, além de uma presença dedicada na área da saúde, servindo com proximidade e sensibilidade às necessidades da população.”

Ambas dirigiram um agradecimento especial a Dom Darci José Nicioli, aos padres, diáconos, religiosos, religiosas e a todo o povo, pela calorosa acolhida recebida desde as primeiras tratativas para a abertura desta missão.

Por fim, Ir. Ana concluiu com as palavras de São Scalabrini: “Eu inicio uma obra e depois a coloco nas mãos de Deus. Ele pensa nela!”. E completou: “Hoje iniciamos esta missão, que será sempre acompanhada por Deus em sua infinita misericórdia.”

Mensagem da Ir. Alda Monica Malvessi, Superiora Provincial

Mensagem da Ir. Ana Conceição Sales, Primeira Conselheira Provincial

Do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
agosto 2025
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados