Pesquisar

13 etnias indígenas da Venezuela vivem no Brasil, mostra estudo

Estudo abrangeu 3.725 indígenas venezuelanos que vivem no Brasil

Pelo menos 13 povos indígenas originários da Venezuela vivem hoje no Brasil, segundo um estudo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Agência da ONU para as Migrações (OIM).

Lançado no dia 1º de agosto, a segunda edição do estudo “Matriz de Monitoramento de Deslocamento (DTM, na sigla em inglês) Nacional sobre a População Indígena do Fluxo Migratório Venezuelano no Brasil” mapeou a migração de indígenas venezuelanos para o Brasil. A primeira edição foi lançada em novembro de 2021 e mapeou, então, sete povos.

Na atual edição, 13 povos indígenas foram mapeados durante as entrevistas, que abrangeram 3.725 pessoas. As etnias mapeadas foram: Akawaio, Arekuna, Chaima, Eñepa, Jivi, Ka’riña, Kamarakoto, Macuxi, Pemón, Taurepang, Warao, Wayuu e Ye’kwana, além dos grupos raciais criollo (não indígena) e mestiço (descendentes de indígena e não indígena).

A etnia Warao continua sendo a mais presenta no Brasil, equivalendo a 71% dos entrevistados, seguida pela Taurepang, com 19% e Eñepa, com 2%.

O estudo mapeou 65 comunidades, nas quais vivem 908 famílias, nas quais a maioria indicou que saiu da Venezuela em busca de emprego (25%), seguida pela busca de atendimento médico (18%), a reunião familiar (18%), venda de artesanatos (9%) e ausência de terras (8%).

Questionadas sobre a escolha de migrar para o Brasil, as comunidades indicaram, entre as principais razões, atendimento médico (13%), busca de emprego (12%), segurança alimentar e a busca por melhores condições de moradia (ambas com 10%). Foram citadas, também, a proximidade com a fronteira (9%), a facilidade de chegada (8%), a reunião familiar e a venda de artesanato (ambos com 7%), além da busca por educação para crianças e jovens (6%).

Das 65 comunidades mapeadas, 53 são compostas por apenas uma etnia, das quais 51 são de indígenas Warao e 2 são da etnia Eñepa, representando 78% e 3%, respectivamente, do total de comunidades. Em apenas 12 comunidades (19%) a liderança apontou a presença de mais de uma etnia.

O estudo demonstra que, atualmente, 53% das comunidades concentram-se na região Norte do país, principalmente em Roraima (que corresponde a 74% da população indígena venezuelana na região Norte), e no Pará (15% da região Norte). Outros 28% vivem na região Nordeste, especialmente na Paraíba (que corresponde a 50% do Nordeste) e em Pernambuco (19% da região).

Confira o estudo aqui.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]