A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 27, o programa da primeira Viagem Apostólica do Papa Leão XIV, à Turquia e ao Líbano, que acontecerá de 27 de novembro a 2 de dezembro. Também foram divulgados os logotipos e lemas da Viagem Apostólica do Papa Leão XIV.
O logotipo da viagem à Turquia apresenta o lema da primeira etapa da Viagem Apostólica: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,5), com elementos que representam a unidade de Deus e dos povos.
O logotipo da segunda etapa da viagem, ao Líbano, apresenta o lema “Bem-aventurados os que promovem a paz”, do Evangelho de Mateus, com elementos que representam o Líbano (cedro) e simbolizam a paz e a reconciliação.
Visita à Turquia
No dia 27 de novembro, primeiro dia da viagem, o Papa Leão XIV está previsto para chegar em Ancara às 12h30, onde será realizada a Cerimônia Oficial de Boas-vindas. Em seguida, o Santo Padre visitará o Mausoléu de Atatürk, seguindo para a Cerimônia de Boas-vindas no Palácio Presidencial, onde se encontrará com o Presidente da República e, em seguida, com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático. Ao final do encontro, ele partirá para Istambul.
Em Istambul, no dia 28 de novembro, acontecerá o encontro de oração do Papa com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e agentes pastorais na Catedral do Espírito Santo, seguida pela visita à Casa de Idosos das Irmãzinhas dos Pobres.
Às 14h15 o Santo Padre partirá de helicóptero para İznik, onde, às 15h30, participará no Encontro Ecumênico de Oração próximo às escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito em İznik, por ocasião dos 1700 anos do Primeiro Concílio de Niceia. Em seguida, ele retornará a Istambul e realizará um encontro privado com os bispos da Delegação Apostólica.
No dia 29 de novembro, o Papa Leão XIV iniciará o dia com a visita à Mesquita do Sultão Ahmed, seguida de um encontro privado com os chefes das Igrejas e das comunidades cristãs, na Igreja Ortodoxa Síria de Mor Efrem. Às 15h30 está prevista a Doxologia na Igreja Patriarcal de São Jorge.
Em seguida, acontecerá o encontro do Papa com o Patriarca Bartolomeu I e a assinatura da Declaração Conjunta no Palácio Patriarcal. Às 17h será realizada a Missa na Volkswagen Arena, com a homilia do Papa Leão XIV.
No dia 30 de novembro, o Papa iniciará o dia com a visita de oração à Catedral Apostólica Armênia, seguida da Divina Liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge. Às 12h30 será realizada a Bênção Ecumênica, seguida do almoço com o Patriarca Bartolomeu I. Após o almoço, será realizada a Cerimônia de Despedida, no Aeroporto de Istambul, de onde partirá para Beirute, no Líbano, para a segunda etapa da viagem.
Visita ao Líbano
Às 15h45 o Papa deve chegar ao Aeroporto Internacional de Beirute, onde será realizada a Cerimônia de Boas-vindas. De lá, o Pontífice seguirá ao Palácio Presidencial, onde realizará uma visita de cortesia ao Presidente da República. Em seguida, se encontrará com o Presidente do Parlamento, o Primeiro-Ministro e, então, com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.
No dia 1º de dezembro, o Papa Leão XIV iniciará o dia com a oração no túmulo de São Charbel Makluf, no Mosteiro de São Maroun, em Annaya. Em seguida, se encontrará com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e agentes pastorais no Santuário de Nossa Senhora do Líbano em Harissa, seguido pelo encontro privado com os Patriarcas Católicos, na Nunciatura Apostólica.
Às 16h30, será realizado o Encontro Ecumênico e Inter-religioso na Praça dos Mártires, em Beirute. Às 17h45 o Papa se encontrará com os Jovens na praça em frente ao Patriarcado Maronita de Antioquia em Bkerké
No dia 2 de dezembro, às 8h30, o Papa realizará uma visita aos funcionários e pacientes do hospital “De la Croix”, em Jal ed Dib. Às 9h30, fará uma oração silenciosa no local da explosão do Porto de Beirute. Às 10h30, celebrará a Santa Missa no Beirut Waterfront, de onde seguirá para o Aeroporto Internacional de Beirute, onde será realizada a Cerimônia de Despedida antes de sua partida para Roma.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação, com informações do Vatican News












