Pesquisar

X Assembleia Geral – Scalabrinianas

Assembleia é tempo de projetar a vida consagrada e missionária, a fim de planejar novos caminhos de ação!

Nessa perspectiva, as Irmãs Missionárias Scalabrinianas realizarão sua X Assembleia Geral, tendo como tema: “Revitalização da vida consagrada scalabriniana em chave carismática, ecológica e sinodal” e como lema: “Deixa entrar em ti as riquezas das nações” (Isaias 60,11).

A X Assembleia Geral da Congregação realizar-se-á em Caxias do Sul/RS, Brasil, nos dias 16 a 29 de janeiro de 2023, com a participação de 43 Irmãs, oriundas de várias partes do mundo onde a Congregação está presente: Brasil, Argentina, Equador, República Dominicana, Honduras, México, Estados Unidos, Canadá, Moçambique, África do Sul, Espanha, Itália, Filipinas, Indonésia e Índia.

Temas importantes serão abordados nestes dias, destacando a formação, apostolado, economia, serviço itinerante, reorganização interna da Congregação e momentos expressivos de partilha das experiências missionárias onde as Irmãs atuam.

Estes dias serão um grande encontro de Irmãs, conectadas por um objetivo comum com foco na missão junto aos migrantes e refugiados, junto com os quais a Congregação exerce seu apostolado.

Que Deus, por intercessão de São Scalabrini e São Carlos Borromeo, acompanhe, ilumine e abençoe estes dias de assembleia da Congregação.

Por Ir. Luciana Pitol da Equipe de Comunicação Virtual

16/01: Início

Iniciou-se a X Assembleia Geral da Congregação! As irmãs chegaram no dia 15 (domingo) para, hoje (16), dar início a este momento, em clima de encontro, de alegria e partilha da missão scalabriniana. Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral da Congregação, fez a alocução de abertura destacando o sentido da presença de cada Irmã: “Somos um lindo grupo internacional, representamos e trazemos presente a universalidade e a beleza de nosso ser consagrado e missionário como Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas, no serviço aos migrantes e refugiados.

Com esta Assembleia, abrimos uma página nova na história da Congregação e, ao mesmo tempo, se instaura um tempo particular de graça, na Congregação, um tempo favorável de revitalização e busca de novas perspectivas. Acima de tudo, é tempo de manifestação da presença do Espírito Santo entre nós.” Segundo a superiora geral, “somos convidadas a viver essa Assembleia na atenção às necessidades do mundo e na docilidade aos impulsos do Espírito, a fim de que a mesma se torne um autêntico Kairós, um tempo de Deus rico de graças e de transformação para toda a Congregação.” 

A celebração de abertura foi presidida por D. Alessandro Ruffinoni, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul/RS. Os trabalhos iniciaram com a partilha das superioras províncias e da responsável pela Delegação Ásia sobre as ressonâncias do subsídio em preparação a X Assembleia Geral. Continue acompanhando as notícias da assembleia, por nossos canais de comunicação.

Por Ir. Luciana Pitol da Equipe de Comunicação Virtual

17/01: Revitalizar o carisma

No dia 17 de janeiro, refletimos sobre o tema “A revitalização da vida consagrada da MSCS em chave carismática, ecológica e sinodal” apresentado pelo assessor Padre Leonardo Agostini Fernandes. A vida consagrada, segundo ele, é baseada em Jesus de Nazaré, Cristo e Filho de Deus (Mc 1,1; 8,29; 15,39) e, em particular, em sua unção messiânica, narrada detalhadamente em Lucas 4,16-29.

“É Deus Pai, portanto, que une os seres humanos a Si mesmo através do Batismo, e é através do dom do Espírito Santo que eles são consagrados ao serviço e ministério do Senhor Jesus Cristo na Igreja e no mundo”, disse o Padre Leonardo.

Como missionárias Scalabrinianas, cada uma aderiu e reconheceu que o carisma, dado a São João Batista Scalabrini, estava de acordo com seu próprio desejo de felicidade.

Convidamos você a assistir ao vídeo no qual algumas irmãs missionarias scalabrinianas partilham conosco algumas das ressonâncias que surgiram na assembleia, a partir deste tema.

Por Ir. Eleia Scariot Coordenadora da Equipe de Comunicação da Direção Geral

Irmãs Scalabrinianas partilham as ressonâncias que estão surgindo a partir das reflexões que estão acontecendo na X Assembleia Geral da Congregação

Por Ir. Luciana Pitol da Equipe de Comunicação Virtual

18/01: Partilhar as experiências

A Assembleia geral continua com apresentações de experiências missionárias junto aos migrantes e refugiados, trabalhos de grupo, momentos de partilhas, convivência e muita alegria!!!!
Acompanhe alguns desses momentos através das fotos!

Por Ir. Luciana Pitol da Equipe de Comunicação Virtual

20/01: Visita ao CAM

As Irmãs participantes Assembleia visitaram o CAM (Centro de Atendimento ao Migrante), obra das Scalabrinianas.
O CAM apresentou seus projetos em favor dos migrantes e refugiados na região, com repercussão em todo o país e internacionalmente.
Acompanhe algumas das fotos dessa visita!

Por Ir. Luciana Pitol da Equipe de Comunicação Virtual

22/01: Visita ao “Coração da Serra Gaúcha”

A X Assembleia Geral continua em ritmo intenso!
O dia 22 de janeiro, foi um tempo onde tivemos a oportunidade de partilhar a alegria de conhecer um pouco mais sobre o “Coração da Serra Gaúcha”. Visitamos o Santuário de Caravaggio, o Caminho de Pedra e vários lugares lindíssimos desta região do Sul do Brasil.
Acompanhe através das fotos, o nosso itinerário!

Por Ir. Luciana Pitol, da Equipe de Comunicação Virtual

24/01: Momentos de espiritualidade

A X Assembleia Geral segue com intensos momentos de oração e espiritualidade, leitura orante da palavra de Deus, adoração eucarística e celebrações litúrgicas.
“Rezemos para ter um coração que abrace os imigrantes. Deus julgar-nos-á com base no modo como tivermos tratado os mais necessitados.” As palavras do Papa Francisco nos encorajam a rezar a partir da missão que nos foi confiada.
Acompanhe através das fotos, o nosso itinerário!

Por Ir. Eleia Scariot, da Equipe de Comunicação da X Assembleia Geral

Carta às Comunidades

Mensagens da X Assembleia Geral

Ir. Luiza dal Moro, Superiora Provinial da Província Nossa Senhora de Fátima – Estados Unidos, nos envia a mensagem da X Assembleia Geral.
Falando do lema da X Assembleia Geral: “Deixa entrar em ti as riquezas das nações” (Is. 60,11), ela destaca a diversidade na participação das irmãs de diferentes países dos 4 continentes, onde atuam.
Retoma que a assembleia possibilitou viver a experiência da interculturalidade, através das experiências vividas que cada Irmã trouxe na bagagem, bem como, as expectativas dos interlocutores de nossa missão: os migrantes e refugiados.

Por Ir. Luciana Pitol, da Equipe de Comunicação Virtual

Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral da Congregação, nos flembra que a assembleia é um tempo de graça, renovação e um Kairós de Deus para todas as Irmãs Scalabrinianas. Ela também nos recorda do tema e do lema da assembleia, como o espírito iluminador que reúne as 43 Irmãs dos diferentes países de atuação, na alegria e beleza do ser consagrada, que se concretiza junto aos migrantes e refugiados.

Por Ir. Luciana Pitol, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]