Pesquisar

266 migrantes encontrados em três caminhões no México

Entre os migrantes encontrados estavam 20 menores desacompanhados

Na terça-feira, 6, agentes do Instituto Nacional de Migração (INM) do México encontraram 266 migrantes de várias nacionalidades “amontoados” nos trailers de três caminhões, de acordo com um comunicado oficial do órgão.

Entre os migrantes, foram identificadas 86 pessoas da Guatemala, 78 da Nicarágua, 48 de El Salvador, 26 de Cuba, 19 de Honduras, 13 do Equador e dois da República Dominicana. Do total, 62 pessoas viajavam em núcleo familiar e outros 19 meninos e uma menina, menores de idade, viajavam desacompanhados de um familiar maior de idade.

De acordo com o INM, a descoberta aconteceu após uma denúncia anônima “sobre o transporte de crianças e adultos em caminhões do tipo Torton” em uma área conhecida como “Los Pipotes”. A partir disso, o órgão iniciou a patrulha na região, com apoio da polícia do Município de Galeana, Nuevo León.

Durante a patrulha, três caminhões foram parados para inspeção, sendo que um deles estava sem placa. Ali, os agentes puderam ouvir vozes e empurrões na traseira dos caminhões, que evidenciavam a presença dos migrantes.

Segundo o INM, alguns deles estavam “de pé, outros de joelhos e outros sentados de pernas cruzadas em tábuas que formavam um segundo andar na caixa seca”.

Devido ao grande número de migrantes que viajavam nas unidades de transporte de carga e à condição de superlotação em que estavam, determinou-se a sua transferência para o Auditório Municipal da Galeana. No local, os migrantes foram identificados e receberam cuidados médicos.

Somente no ano fiscal de 2022, que vai de outubro de 2021 a setembro de 2022, cerca de 2 milhões de pessoas já foram detidas tentando entrar nos EUA pela fronteira do México. Em julho, pelo menos 199.976 migrantes foram apreendidos ao fazer a travessia, dos quais cerca de 20 mil eram da Guatemala e 12 mil da Nicarágua.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
março 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]