O veículo transportava 66 migrantes que cruzaram a Selva de Darién até um abrigo
Pelo menos 39 migrantes morreram e outros 27 ficaram feridos em um acidente de ônibus no Panamá na quarta-feira, 15. Segundo a imprensa local, o veículo estava lotado e levava os migrantes que cruzaram a Selva de Darién até um abrigo, entre eles estavam brasileiros, dos quais não se sabe o estado de saúde.
De acordo com informações do Serviço Nacional de Migração do Panamá, o ônibus levava 66 pessoas que haviam cruzado a Selva de Darién a caminho dos Estados Unidos para um abrigo perto da fronteira com a Costa Rica, procedimento padrão do governo com os migrantes que chegam na região. De acordo com a Unicef, pelo menos três crianças morreram no acidente.
Segundo o Itamaraty, haviam seis crianças brasileiras no ônibus, mas não há informações sobre adultos brasileiros ou seu estado de saúde. A rota da América do Sul até os EUA, que passa pelo Darién, é muito utilizada por haitianos, muitos dos quais primeiro migraram para o Brasil, onde tiveram filhos que já nasceram com nacionalidade brasileira, o que pode explicar a presença de crianças com documentos brasileiros no ônibus, mas não de adultos.
Em 2022, pelo menos 248.284 migrantes sem documentos chegaram ao Panamá a caminho dos Estados Unidos, um número recorde segundo o Serviço Nacional de Migração, sendo que 150.327 deles eram venezuelanos. No ano passado, pelo menos 60 migrantes morreram ao cruzar a Selva de Darién, segundo o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Panamá.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual